AVALIAÇÃO DOS ÍNDICES DE EVASÃO NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA – UDESC

Autores/as

  • Delsi Fries Davok Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC
  • Rosilane Pontes Bernard Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC

Palabras clave:

, Educação superior – Evasão. Cursos de Graduação – Evasão. Informação Acadêmica.

Resumen

A pesquisa teve o objetivo de avaliar o panorama da movimentação dos alunos de graduação ao que se refere à evasão nos cursos de graduação da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Trata-se de uma pesquisa exploratória, de abordagem quantitativa, caracterizada como pesquisa de avaliação, delimitada a 25 cursos de graduação presenciais, com concluintes no período 2008-2010. A coleta de dados limitou-se à literatura para a contextualização e identificação de possíveis causas do fenômeno da evasão, e aos registros acadêmicos dos alunos ingressantes nos cursos da UDESC, via vestibular. Alinhada a uma política nacional de pesquisa da evasão na educação superior, a fórmula utilizada para o cálculo dos índices de evasão estabelece uma relação entre o número de concluintes e ingressantes de uma determinada turma, considerando o tempo de integralização do curso (Edital MEC/SESU nº 08/2007–REUNI). Os resultados apontam que os menores índices de evasão, no período analisado, ocorreram nos cursos da área de Ciências da Saúde (19,6%) e os maiores nos cursos das áreas de Ciências Exatas e da Terra (58,6%), Engenharia (41,0%), e Linguística, Letras e Artes (45,9%). O índice médio de evasão nos 25 cursos avaliados foi de 38,2%.

Biografía del autor/a

  • Delsi Fries Davok, Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC
    Possui doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2006), mestrado em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina (2000) e graduação em Biblioteconomia pela Universidade Federal de Santa Catarina (1985). Atualmente é professora do Departamento de Biblioteconomia e Gestão da Informação (DBI) e Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Gestão da Informação (PPGInfo), da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Tem experiência nas áreas de Biblioteconomia e Administração, com ênfase em Gestão de Unidades de Informação, atuando principalmente nos seguintes temas: Teorias Administrativas, Planejamento e Administração de Unidades de Informação, Análise Organizacional, Gestão de Estoques de informação, Avaliação de Serviços e de Unidades de Informação, Avaliação da Educação Superior e Avaliação Institucional. Foi coordenadora de avaliação institucional da UDESC no período 2010-2013.
  • Rosilane Pontes Bernard, Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC
    Possui graduação em Administração de Empresas pela Universidade Federal de Santa Catarina (1996) e mestrado em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina (2003). Atualmente é técnica universitária de desenvolvimento da Universidade do Estado de Santa Catarina e professor - Complexo de Ensino Superior de Santa Catarina. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração de Recursos Humanos, atuando principalmente nos seguintes temas: globalização, controle, marketing, satisfação e universidade pública.

Publicado

2016-07-28

Número

Sección

Artigos

Cómo citar

AVALIAÇÃO DOS ÍNDICES DE EVASÃO NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA – UDESC. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, Campinas; Sorocaba, SP, v. 21, n. 2, 2016. Disponível em: https://submission.scielo.br/index.php/aval/article/view/123217. Acesso em: 19 apr. 2025.