PARA UMA POLÍTICA PÚBLICA DE INTERNACIONALIZAÇÃO PARA O ENSINO SUPERIOR NO BRASIL

Autores/as

  • José Antunes de Miranda Centro Universitário La Salle - Canoas, RS (UNILASALLE)
  • Luciane Stallivieri Universidade Federal de Santa Catarina - Florianópolis, SC (UFSC)

Palabras clave:

Internacionalização, Educação Superior, Políticas públicas, Brasil,

Resumen

A internacionalização das Instituições de Ensino Superior é um tema cada vez mais recorrente nos fóruns internacionais de discussão sobre os rumos da educação mundial e, especialmente, nos últimos anos, no Brasil. Percebe-se que, mesmo presente nos mais privilegiados espaços de discussão, com atores de alto poder decisório, o tema ainda precisa de um amadurecimento, de sistematização de ações, e, principalmente da elaboração conjunta de políticas públicas de Estado que possam dar um direcionamento para a internacionalização do sistema de Ensino Superior, viável e necessária para o Brasil. A exemplo de outros países, o Brasil também necessita escrever a sua política de internacionalização, com o objetivo de ser protagonista das mudanças do cenário da educação mundial e não apenas observador dos novos movimentos. Tendo presente o modelo de outros países, cujas políticas de internacionalização são públicas e divulgadas, o presente estudo buscou investigar a existência de documentos governamentais que apresentem as políticas para a internacionalização das Instituições de Ensino Superior brasileiras, com vistas ao desenvolvimento econômico, científico e tecnológico do país. Realizou-se um estudo, com base em pesquisa bibliográfica e documental de ações do Governo brasileiro, com relação ao tema da internacionalização do Ensino Superior, bem como em bases de dados de Governos da Alemanha, Colômbia, Espanha, Finlândia e Reino Unido, que comprovadamente possuem altos índices de internacionalização educacional. Detectou-se que o Brasil ainda precisa aprofundar o diálogo entre os atores envolvidos, promover discussões específicas e elaborar suas próprias políticas, dada a inexistência de documentos com essa finalidade. Para a elaboração dessas políticas, foram propostos alguns parâmetros a serem considerados, tais como: identidade, institucionalidade, visibilidade, referência e sustentabilidade.

Biografía del autor/a

  • José Antunes de Miranda, Centro Universitário La Salle - Canoas, RS (UNILASALLE)
    Possui graduação em Direito pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1996), Especialização em Integração e Mercosul pela UFRGS (1999), Mestrado em Relações Internacionais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2004) e Doutorado em Estudos Estratégicos Internacionais pela UFRGS (2012). Atualmente é Assessor de Assuntos Interinstitucionais e Internacionais e professor colaborador do Mestrado em Direito e Sociedade além de integrar o corpo docente do Curso de Relações Internacionais do Centro Universitário La Salle. Tem experiência na área de Relações Internacionais, com ênfase em Política Externa e Análise da Política Externa, Integração Regional, Organizações Internacionais, Direito Internacional, Constituição e Relações Exteriores.
  • Luciane Stallivieri, Universidade Federal de Santa Catarina - Florianópolis, SC (UFSC)
    Graduada em Licenciatura Plena em Letras pela Universidade de Caxias do Sul - UCS. Mestre em Cooperação Internacional pela Universidade São Marcos - São Paulo - SP. Doutora em Línguas Modernas pela Universidad del Salvador - USal, Buenos Aires. Professora do Centro de Ciências Humanas da Universidade de Caxias do Sul. Assessora de Relações Internacionais na Universidade de Caxias do Sul. Presidente do Fórum das Assessorias das Universidades Brasileiras para Assuntos Internacionais - FAUBAI. Secretária Executiva da Presidência da Associação das Universidades de Língua Portuguesa - AULP. Secretária Executiva da Organização Universitária Interamericana - OUI - Região Brasil. Coordenadora do Instituto de Gestão e Liderança Universitária - Centro IGLU - Brasil. Membro do Grupo Assessor de Cooperação Internacional da CAPES. Membro da Comissão de Internacionalização do Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras - CRUB. Pesquisadora sobre o tema: Internacionalização do Ensino Superior, Cooperação e Mobilidade Acadêmica Internacional. Professora do Programa de Pós-graduação - Mestrado em Administração Universitária da Universidade Federal de Santa Catarina-UFSC, onde ministra a disciplina Internacionalização da Educação Superior e Gestão da Cooperação Acadêmica Internacional. Pesquisadora do Instituto de Pesquisas e Estudos em Administração Universitária - INPEAU - UFSC.

Publicado

2017-09-26

Número

Sección

Artigos

Cómo citar

PARA UMA POLÍTICA PÚBLICA DE INTERNACIONALIZAÇÃO PARA O ENSINO SUPERIOR NO BRASIL. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, Campinas; Sorocaba, SP, v. 22, n. 3, p. 589–613, 2017. Disponível em: https://submission.scielo.br/index.php/aval/article/view/149898. Acesso em: 19 apr. 2025.