Relação entre conteúdos das disciplinas de Curso de Odontologia e os ENADE 2004/2010

Authors

  • Luiz Roberto Augusto Noro UFRN
  • Angelo Giuseppe Roncalli Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Maria Cristina dos Santos Medeiros Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Bárbara Cássia de Santana Farias-Santos Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Isabel Alves Gomes Pinheiro Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Keywords:

Avaliação Educacional. Currículo. Educação em Odontologia.

Abstract

O Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior tem como objetivo acompanhar os cursos de graduação, permitindo que adequações sejam realizadas, sendo um de seus componentes o Exame Nacional de Desempenho do Estudante (ENADE). O objetivo do estudo foi comparar as questões ¬das provas dos ENADE 2004 e 2010 com os conteúdos das disciplinas do Curso de Odontologia da UFRN a partir da percepção de alunos concluintes e professores. Para consolidação das respostas as disciplinas foram identificadas a partir dos conteúdos previstos nas Diretrizes Curriculares Nacionais classificados em ciências básicas, saúde coletiva, propedêutica clínica e clínica odontológica. Observou-se desarticulação entre ciclo básico e ciclo profissionalizante, uma vez que os alunos sinalizaram nas respostas que não há coerência entre a extensa carga horária das disciplinas básicas e os conteúdos abordados sobre estas no ENADE. Uma das limitações para avanço nesta articulação é o isolamento destas disciplinas em Departamentos e Centros de Ciências sem articulação, os quais contribuem para a fragmentação do ensino em disciplinas isoladas e descontextualizadas, situação presente em várias instituições de ensino superior no Brasil. Para transformação desta situação é fundamental a autoavaliação constante que viabilize empoderamento aos atores diretamente envolvidos e interessados em um ensino superior de qualidade.

Author Biographies

  • Luiz Roberto Augusto Noro, UFRN
    Doutor em Ciências da Saúde. Professor do Programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).
  • Angelo Giuseppe Roncalli, Universidade Federal do Rio Grande do Norte
    Doutor em Odontologia Preventiva e Social. Professor do Programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).
  • Maria Cristina dos Santos Medeiros, Universidade Federal do Rio Grande do Norte
    Doutora em Ciências da Saúde. Professora do Departamento de Odontologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).
  • Bárbara Cássia de Santana Farias-Santos, Universidade Federal do Rio Grande do Norte
    Mestre em Saúde Coletiva. Programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).
  • Isabel Alves Gomes Pinheiro, Universidade Federal do Rio Grande do Norte
    Cirurgiã-dentista. Departamento de Odontologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Published

2016-09-02

Issue

Section

Artigo

How to Cite

Relação entre conteúdos das disciplinas de Curso de Odontologia e os ENADE 2004/2010. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, Campinas; Sorocaba, SP, v. 22, n. 1, p. 125–139, 2016. Disponível em: https://submission.scielo.br/index.php/aval/article/view/152490. Acesso em: 19 apr. 2025.