ESTÉTICA E ENGENHARIA: PARA ALÉM DA RACIONALIDADE TECNOLÓGICA

Authors

  • Levi Fernandes Leonido Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro - Portugal http://orcid.org/0000-0001-6603-034X
  • João Bartolomeu Rodrigues Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. Investigador do gabinete de Filosofia da Universidade do Porto.
  • Elsa Gabriel Morgado Centro de Estudos Filosóficos e Humanísticos – Universidade Católica Portuguesa – Braga. Investigadora de Pós-doc na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro.
  • Adriana Santos Auzani Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Keywords:

, Universidade pública, Educação tecnológica, arte, estética, teatro, engenharia.

Abstract

O objetivo deste artigo é apreender a racionalidade tecnológica no contexto da Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Única no país com esta denominação, ela tem a maioria dos seus cursos voltados para a formação de engenheiros no Brasil. No âmbito dessa formação, incluímos o estudo da estética, como discussão alternativa, por entendê-la significativa na formação social do sujeito enquanto dimensão emancipatória gerada no movimento de criação e de inovação tecnológica e que hoje é deixada em segundo plano nesse contexto. Este artigo constituiu-se a partir da revisão das ideias de Marcuse, Adorno, Habermas e Horkheimer, Rancière, os quais abordam a presente temática sob a perspetiva da autonomia do sujeito em oposição às interpretações normativas e tecnocráticas da sociedade.

Author Biographies

  • Levi Fernandes Leonido, Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro - Portugal
    Departamento de Educação e Psicologia. Bacharel, licenciado, mestre e doutor em Educação. Pós-doutorado em Estudos Musicais e em Estudos Teatrais. Área: Arte e Educação. Diretor da Revista Europeia de Estudos Artísticos.
  • João Bartolomeu Rodrigues, Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. Investigador do gabinete de Filosofia da Universidade do Porto.
    Nome: João Bartolomeu Rodrigues Filiação institucional: Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. Investigador do gabinete de Filosofia da Universidade do Porto. Titulação: Licenciatura em Teologia; Mestre em Cultura Portuguesa; Doutor em Ciências da Educação. Cargos (atuais): Professor Auxiliar na ECHS da UTAD; Vice-diretor do Doutoramento em Ciências da Educação; Vice-diretor do Mestrado em Ciências da Educação – Especialização em Educação Especial – Domínio Cognitivo e Motor; Vice-diretor do Mestrado em Ciências da Educação – Especialização em Animação Sociocultural; Vice-diretor Diretor da licenciatura em Animação Sociocultural; Vice-diretor da licenciatura em Educação Básica; Vice-diretor da licenciatura em Animação Cultural e Comunitária; Vice- Presidente da Portas da Bila – Associação Cívica e Cultural. Telefone: 933573246 Email: jbarto@utad.pt
  • Elsa Gabriel Morgado, Centro de Estudos Filosóficos e Humanísticos – Universidade Católica Portuguesa – Braga. Investigadora de Pós-doc na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro.
    Nome: Elsa Maria Gabriel Morgado Filiação institucional: Centro de Estudos Filosóficos e Humanísticos – Universidade Católica Portuguesa – Braga. Investigadora de Pós-doc na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. Titulação: Licenciada em Biologia e Geologia (ensino de); Pós – Graduada em Educação Especial – Domínio Cognitivo e Motor; Mestre em Biologia-Geologia para o Ensino; Doutorada em Ciências da Educação. Cargos: Comissão Científica / Organizadora do I e II Congresso em Artes e Comunicação; Produção / Comissão Organizadora do I, II e III Festival Internacional de Teatro e Artes Performativas da Lusofonia. Comissão Científica / Organizadora do I AUTUMN FESTIVAL. Telefone: 968856425 Email: elsagmorgado@gmail.com / levielsa@utad.pt
  • Adriana Santos Auzani, Universidade Tecnológica Federal do Paraná.
    Professora da Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Doutoranda do curso em Ciências da Educação na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. Email: auzani.coinf@gmail.com

Published

2017-12-13

Issue

Section

Artigo

How to Cite

ESTÉTICA E ENGENHARIA: PARA ALÉM DA RACIONALIDADE TECNOLÓGICA. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, Campinas; Sorocaba, SP, v. 23, n. 1, 2017. Disponível em: https://submission.scielo.br/index.php/aval/article/view/165222. Acesso em: 19 apr. 2025.