Acompanhamento de egressos: subsídios para a avaliação de Instituições de Ensino Superior (IES)

Autores/as

Palabras clave:

Educação Superior

Resumen

Este artigo apresenta um estudo sobre as possibilidades da avaliação institucional no ensino superior através do acompanhamento de alunos egressos. Para tanto, além de uma revisão de demandas contextuais, regulamentar e teórica, o artigo apresenta uma pesquisa empírica realizada junto ao Centro Universitário Católica de Quixadá. A pesquisa utilizou de método quantitativo e amostral para a coleta de dados junto a 1.074 alunos egressos de dez cursos de graduação. A pesquisa investigou quatro categorias de análise: perfil sócio econômico, efetividade profissional, avaliação do curso e relação com a instituição. Tais categorias resultam em diferentes tipos de indicadores: de contexto, de recursos, de produtos e de processos, cujas análises proporcionarão elementos para subsidiar o aprimoramento da avaliação, do planejamento e da qualidade educacional da instituição.

Biografía del autor/a

  • Leonardo Araújo Lima, Faculdade Católica Rainha do Sertão (FCRS)
    Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará (UFC), onde participou dos programas de Iniciação à Docência e de Iniciação Científica (PIBIC) no campo da Psicologia Social do Trabalho. Mestre em Planejamento e Gestão de Políticas Públicas pela Universidade Estadual do Ceará, ênfase na temática de educação profissional. Especialista em Psicologia Histórico e Cultural pela Faculdade Ratio. Exerceu função de coordenação executiva e coordenação pedagógica em programas de educação profissional do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), da Pró-Reitoria de Extensão da UFC, do Governo do Estado do Ceará e do Banco Nordeste do Brasil (BNB). Coordenou a avaliação educacional e o acompanhamento de alunos egressos dos programas de Qualificação Social e Profissional (QSP) da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS/CE). Consultor na área de avaliação institucional e pedagógica pela Bussola Assessoria Pedagógica. Atualmente é docente na área de Psicologia do Trabalho e das Organizações e Psicologia da Aprendizagem pela Faculdade Católica Rainha do Sertão (FCRS).
  • Wagner Bandeira Andriola, UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC)
    Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal da Paraíba (1990), especialização (lato sensu) em Psicometria pela Universidade de Brasília (1992), mestrado em Psicologia pela Universidade de Brasília (1993 - bolsista CNPq) e doutorado em Filosofia e Ciências da Educação pela Universidad Complutense de Madrid (2002 - bolsista CAPES). Atualmente é Professor Associado da Universidade Federal do Ceará (UFC), Coordenador de Avaliação Institucional (UFC), Editor-Chefe da Coleção Temas em Avaliação Educacional, do Programa de Mestrado e Doutorado em Educação (UFC) e Bolsista de Produtividade em Pesquisa (CNPq). Tem experiência nas áreas de Psicologia e de Educação, com ênfase em Avaliação de Sistemas, Instituições, Planos e Programas Educacionais, atuando principalmente nos seguintes temas: avaliação institucional, avaliação psicológica, psicometria e avaliação de programas e projetos sociais. Consultor ad-hoc da Revista Ensaio: Avaliação de Políticas Públicas em Educação (CESGRANRIO), da Revista Psicologia: Reflexão e Crítica (UFRGS), da Revista de Avaliação Psicológica (IBAP) e da Revista Psicologia: Teoria e Pesquisa (UnB); Consultor ad hoc do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), da Fundação Cearense de Apoio Científico e Tecnológico (FUNCAP). Membro da Diretoria da Associação Nacional de Avaliação Educacional (ABAVE - Gestões 2006/2007 e 2008/2009), da Red Iberoamericana de Investigación sobre Cambio y Eficacia Escolar (RINACE) e do Grupo de Trabalho para Elaboración de Estandares y Evaluación del Programa de Promoción de la Reforma Educativa de América Latina y el Caribe (PREAL). Ex-bolsista de Desenvolvimento Científico e Regional (DCR) do CNPq.

Publicado

2017-12-19

Número

Sección

Artigos

Cómo citar

Acompanhamento de egressos: subsídios para a avaliação de Instituições de Ensino Superior (IES). Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, Campinas; Sorocaba, SP, v. 23, n. 1, 2017. Disponível em: https://submission.scielo.br/index.php/aval/article/view/167284. Acesso em: 19 apr. 2025.