A formação em regime de ciclos do Bacharelado Interdisciplinar em Saúde da Universidade Federal da Bahia e a proposta de Educação Interprofissional

Autores/as

  • Renata Meira Veras Universidade Federal da Bahia
  • Maria Thereza Ávila Dantas Coelho Universidade Federal da Bahia
  • Carmen Fontes Teixeira Universidade Federal da Bahia
  • Martha Azucena Traverso-Yépez Memorial University of Newfoundland

Palabras clave:

Educação Superior. Desenvolvimento de Pessoal. Saúde

Resumen

O sistema educacional superior na área da saúde vem sendo desafiado constantemente pelas mudanças contemporâneas pautadas pelas novas formas de organização e operacionalização da atenção integral à saúde da população. Este estudo tem como objetivo analisar e discutir alternativas à formação acadêmica em saúde, tomando como ponto de partida a experiência de implantação parcial da modalidade do regime de ciclos, na Universidade Federal da Bahia. Com base nas culturas humanísticas, artísticas e científicas, o Bacharelado Interdisciplinar em Saúde (BIS) oferece uma formação interdisciplinar de primeiro ciclo, que possibilita ao estudante situar-se frente à configuração atual do mercado de trabalho para as distintas profissões da área, bem como desenvolver competências e habilidades necessárias à atenção integral em saúde. O BIS, pautado numa postura colaborativa, prepara o estudante para o trabalho em equipe interdisciplinar. Também discute a proposta da educação interprofissional (EIP) como uma opção mais efetiva de formação para o cuidado integral em saúde, no segundo ciclo da formação. almejado pela EIP. Como continuidade para os cursos de segundo ciclo, sugere-se a inclusão da EIP na formação em saúde.

Biografía del autor/a

  • Renata Meira Veras, Universidade Federal da Bahia
    Psicóloga e Fisioterapeuta. Doutora em Psicologia Social pela UFRN. Professora Adjunta do Bacharelado Interdisciplinar em Saúde da Universidade Federal da Bahia. Docente permanente do Programa de Pós Graduação Estudos Interdisciplinares sobre a Universidade (PPGEISU-UFBA)
  • Maria Thereza Ávila Dantas Coelho, Universidade Federal da Bahia
    Maria Thereza Ávila Dantas Coelho é graduada em Psicologia pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), onde concluiu mestrado e doutorado em Saúde Coletiva, com ênfase em Ciências Sociais em Saúde. Atualmente é professora adjunta do Instituto de Humanidades, Artes e Ciências (IHAC) desta Universidade, é docente permanente do Programa de Pós-Graduação Estudos Interdisciplinares sobre a Universidade e professora colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva (ISC/UFBA), com atuação na Residência Multiprofissional em Saúde Mental. Ao longo destes anos, tem desenvolvido atividades de pesquisa nas áreas e temas da saúde, educação, violência, prisões, sexualidade, gênero, psicanálise e arte, publicado diversos artigos em periódicos nacionais e livros, e desenvolvido um trabalho autoral no campo da fotografia. Além do trabalho acadêmico, possui experiência profissional nas áreas da saúde, clínica, organizacional e jurídica. É membro do Colégio de Psicanálise da Bahia.
  • Carmen Fontes Teixeira, Universidade Federal da Bahia
    Graduada em Medicina pela Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública (1978). Mestrado em Saúde Comunitária pela Universidade Federal da Bahia (1982) e Doutorado em Saúde Pública pela Universidade Federal da Bahia (1996). Professora do Bacharelado Interdisciplinar em Saúde e do curso de Mestrado do Programa de Estudos Interdisciplinares sobre Universidade, no Instituto de Humanidades, Artes e Ciências da Universidade Federal da Bahia. Docente do Programa de Pós-Graduação do Instituto de Saúde Coletiva da UFBA, na área de Política, Planejamento e Gestão de sistemas de saúde. Pesquisadora do Observatório de Análise Política em saúde (ISC-UFBA/CNPQ). Membro do Conselho Editorial das revistas Interface (UNI/UNESP), Saúde em Debate (CEBES), Saúde e Sociedade, parecerista das revistas Ciência & Saúde Coletiva (ABRASCO), dos Cadernos de Saúde Pública (FIOCRUZ) e membro do Conselho Editorial da Revista Baiana de Saúde Pública. Tem experiência na área de Saúde Coletiva, atuando principalmente nas áreas de Política, Planejamento e Gestão de sistemas de saúde, Organizaçao de serviços de saúde e Formação de pessoal em saúde. Publicou artigos, livros e capítulos de livro que tratam do processo de construção do SUS, da mudança do modelo de atenção à saúde no Brasil e de experiências inovadoras de formação de pessoal em saúde.
  • Martha Azucena Traverso-Yépez, Memorial University of Newfoundland
    Professora Associada na Divisão da Saúde Comunitária e Ciências Humanas na Faculdade de Medicina (MUN). Ela tem doutorado em Psicologia Social pela Universidade Complutense de Madrid, Espanha. Sua carreira acadêmica tem se desenvolvido no Equador, Espanha, Brasil e na Memorial University of Newfoundland desde 2008. Ela leciona primariamente no Programa de Mestrado em Saúde Publica, as disciplinas Promoção da Saúde, bem como Iniquidades Sociais e os Determinantes Sociais da Saúde. Seus interesses de pesquisa têm enfoque principalmente em questões na interface da psicologia social e a saúde, saúde integral das crianças e dos jovens, o ambiente social e ecológico, saúde comunitária, equidade em saúde e justiça social. No que tange à investigação e ao ensino, ela direciona a atenção para a complexa interdependência entre o social, cultural, aspectos econômicos e políticos com as ações e as decisões na saúde. Seus recentes projetos de investigação contemplam o campo das inequidades sociais em saúde, formas de prevenir experiências adversas nas crianças, bem como a insegurança alimentar.

Publicado

2018-05-08

Número

Sección

Artigos

Cómo citar

A formação em regime de ciclos do Bacharelado Interdisciplinar em Saúde da Universidade Federal da Bahia e a proposta de Educação Interprofissional. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, Campinas; Sorocaba, SP, v. 23, n. 2, 2018. Disponível em: https://submission.scielo.br/index.php/aval/article/view/170899. Acesso em: 19 apr. 2025.