DIAGNÓSTICO RÁPIDO PARTICIPATIVO COMO MÉTODO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO

Authors

  • Jeferson Antunes Universidade Federal do Cariri http://orcid.org/0000-0002-2969-5788
  • Abigayl Fernandes da Silva Universidade Federal do Cariri
  • Ana Clarice Bezerra de Araújo Silva Universidade Federal do Cariri
  • Zuleide Fernandes de Queiroz Universidade Regional do Cariri

Keywords:

Pesquisa em educação. DRP. Métodos mistos.

Abstract

A pesquisa em educação dialoga com a epistemologia, a história da universidade pública e da democracia no Brasil, onde observamos a iminência dos métodos e técnicas qualitativas e quantitativas, os chamados métodos mistos. No entanto, as formações nos cursos de graduação não compreendem tal multiplicidade, cabendo a pesquisadores e grupos de pesquisa buscarem e divulgarem tais métodos e abordagens. Baseados nesta compreensão, propomos a utilização do Diagnóstico Rápido Participativo (DRP) como método misto para pesquisa educacional, este utiliza de vários métodos para apreensão da realidade local, através da mediação entre pesquisadores e participantes, em um processo ativo e reflexivo quanto a realidade. Nosso objetivo é compreender como o DRP pode ser utilizado para o diagnóstico na pesquisa em educação; ademais, desejamos descrever as etapas de construção e as possíveis ferramentas utilizadas no DRP em educação e discutimos como o DRP pode corresponder aos limites e possibilidades da pesquisa educacional. Assim, utilizamos pesquisa bibliográfica e análise narrativa visando compreender como surge a necessidade de utilização de métodos mistos e como o DRP pode contribuir. O DRP é uma metodologia flexível, auxiliando o contorno de possíveis problemas na pesquisa; possibilita triangulação de dados, contribuindo para aumentar a confiabilidade dos resultados; facilita a utilização de métodos mistos para a aquisição e interpretação dos dados através da reflexão participativa sobre possíveis ações que resultem na resolução dos problemas encontrados durante o processo da pesquisa e tem, tanto no processo, como no resultado esperado, uma forte contribuição social aos participantes.

Author Biographies

  • Jeferson Antunes, Universidade Federal do Cariri
    Doutorando em Educação pela Universidade federal do Ceará, Mestre pelo Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Regional Sustentável (PRODER) e graduando em Administração Pública na Universidade Federal do Cariri. Graduado na Universidade Regional do Cariri em Licenciatura Plena em História (2007).
  • Abigayl Fernandes da Silva, Universidade Federal do Cariri
    Graduanda em Administração Pública pela Universidade Federal do Cariri. Bolsista do Laboratório Interdisciplinar de Jogos Colaborativos PROEX/UFCA.
  • Ana Clarice Bezerra de Araújo Silva, Universidade Federal do Cariri
    Graduanda em Administração Pública pela Universidade Federal do Cariri. Bolsista do Laboratório Interdisciplinar de Jogos Colaborativos PROEX/UFCA.
  • Zuleide Fernandes de Queiroz, Universidade Regional do Cariri
    Pós-doutora pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Doutora em Educação pela Universidade Federal do Ceará. Professora da Universidade Regional do Cariri.

Published

2018-09-12

Issue

Section

Artigo

How to Cite

DIAGNÓSTICO RÁPIDO PARTICIPATIVO COMO MÉTODO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, Campinas; Sorocaba, SP, v. 23, n. 3, 2018. Disponível em: https://submission.scielo.br/index.php/aval/article/view/180611. Acesso em: 19 apr. 2025.