ACESSO E PERMANÊNCIA ESTUDANTIL NA UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL –

CAMPUS REALEZA/PR

Authors

Keywords:

Ensino Superior, Acesso e permanência, Assistência Estudantil.

Abstract

Nos últimos anos temos assistido a expansão do Ensino Superior no Brasil, seja por meio da criação ou ampliação de Universidades e Institutos Federais ou pelo incentivo e financiamento de bolsas em instituições particulares. Com isso, o número de vagas cresceu de forma significativa, possibilitando o acesso à educação superior para um número maior de brasileiros. Aliado à expansão, algumas mudanças na legislação propiciaram a abertura de vagas para estudantes das camadas mais populares da sociedade, historicamente excluídas do modelo elitista da educação superior pública brasileira. Nesse contexto, ampliar o acesso é elementar para a democratização do ensino superior, contudo outros desafios se apresentam para garantir de fato a inclusão deste público. É neste debate que pretendemos contribuir ao apresentar os resultados da investigação realizada durante o curso de Mestrado em Serviço Social, desenvolvido na Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE.

Author Biographies

  • Aline Juliana SCHER, UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ - UNIOESTE / CAMPUS TOLEDO-PR
    Mestre em Serviço Social pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE, Campus Toledo-PR. Assistente Social na Universidade Federal da Fronteira Sul – UFFS, Campus Realeza-PR
  • Edson Marques OLIVEIRA, UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ - UNIOESTE / CAMPUS TOLEDO-PR
    Pós-Doutor em Políticas Sociais, Trabalho e Desigualdade Social pelo Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra – Portugal e Pós-Doutor em Administração pela Universidade Federal do Paraná – UFPR. Doutor em Serviço Social pela Unesp, Franca-SP. Professor Associado do Curso de Serviço Social Bacharelado e Pós-Graduação Stricto Sensu em Serviço Social – nível Mestrado, na UNIOESTE Campus Toledo-PR.

Published

2020-04-06

Issue

Section

Artigo

How to Cite

ACESSO E PERMANÊNCIA ESTUDANTIL NA UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL – : CAMPUS REALEZA/PR. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, Campinas; Sorocaba, SP, v. 25, n. 1, 2020. Disponível em: https://submission.scielo.br/index.php/aval/article/view/188331. Acesso em: 19 apr. 2025.