Justificativa para um novo ensino técnico

Autores/as

Palabras clave:

Educação Técnica, Politecnia, Escola do Trabalho

Resumen

O artigo destaca a importância do ensino técnico e argumenta com as experiências realizadas historicamente em outros países e no Brasil. Procura dar ao Ensino Técnico autonomia e currículo próprio independente do Ensino Médio, porém equivalente ao mesmo para fins de prosseguimento de estudos em nível superior.

Biografía del autor/a

  • Roberto Guimaraes Boclin, Faculdade Cesgranrio

    Formação acadêmica: Engenharia, 1959, Pontifícia Universedade Católica do Rio de Janeiro Extensão em Avaliação, 1999, Harvard School of Education, Boston Doutor em Educação, 2003, Universidade Federal do Rio de Janeiro Vice Diretor da Faculdade CESGRANRIO - desde 2013 Administrar a implantação e o funcionamento dos cursos de graduação tecnológica em Gestão da Avaliação e Gestão de Recursos Humanos Procedimentos junto ao INEP/MEC Outras experiências: Vice Presidente do Conselho Regional de Administração RJ - 2000/2002 Diretor Regional do SENAI-RJ - 1978/1996 Reitor da UNIVERCIDADE - 1996/1999 Reitor da SUAM - 2000/2000 Diretor do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas da Universidade Veiga de Almeida - 2004/2007 Professor Adjunto do Curso de Mestrado Profissional da Fundação CESGRANRIO - desde 2011 Membro da CPA da Universidade Veiga de Almeida - 2007/2011 Membro da CPA da UERJ - desde 2012 Vice Diretor da Faculdade CESGRANRIO - desde 2016 Presidente do Conselho Estadual de Educação - Cinco mandatos e 27 anos Membro do mesmo, Segundo Tenente da Reserva da Marinha - 1957 Chefe de Gabinete do Secretário de Desenvolvimento Econômico/Ciência e Tecnologia do Estado do Rio de Janeiro - 2000/2012 Avaliador Institucional do MEC/INEP - desde 2004

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Publicado

2019-06-24

Número

Sección

Artigos

Cómo citar

Justificativa para um novo ensino técnico. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, Campinas; Sorocaba, SP, v. 24, n. 2, 2019. Disponível em: https://submission.scielo.br/index.php/aval/article/view/190337. Acesso em: 19 apr. 2025.