O PROGRAMA DE APOIO A PLANOS DE REESTRUTURAÇÃO E EXPANSÃO DAS UNIVERSIDADES FEDERAIS (REUNI): UMA ANÁLISE DE SEU PROCESSO DE AVALIAÇÃO
Palabras clave:
Avaliação, REUNI, educação superiorResumen
O presente estudo teve como objetivo levantar a produção científica em periódicos nacionais que abordasse o Programa REUNI por meio de um levantamento sistemático das publicações científicas, para identificar a existência de trabalhos sobre o tema avaliação de políticas públicas que tivesse como unidade de análise o REUNI. Foram selecionados 24 artigos de acordo com os critérios estabelecidos, no período de 2007 a 2016, envolvendo os tópicos, agrupados por critérios temáticos, os tipos de abordagem, as técnicas de pesquisa, além de aspectos temporais e autorais. Entre os temas categorizados, relacionados a políticas públicas, estão a avaliação, gestão institucional, inclusão, financiamento e socialização organizacional. Nos resultados, houve a predominância de trabalhos empíricos, de abordagem qualitativa e estudos descritivos. Também foi constatado que os autores e as revistas de maior destaque situam-se nas regiões sudeste e sul do país. Concluiu-se que o REUNI foi uma importante ação governamental com o objetivo de desenvolvimento e aperfeiçoamento da educação superior e parece ser muito importante que a pesquisa avance sobre o tema para que se conheça melhor os resultados alcançados pela política.Descargas
Publicado
2019-11-18
Número
Sección
Artigos
Licencia
A remessa de originais implica a autorização para publicação e disponibilização on-line sem o pagamento de direitos atorais.
A reprodução de artigos publicados na Avaliação só é permitida com indicação da fonte. Utilização de material publicado para fins comerciais é proibida.
Cómo citar
O PROGRAMA DE APOIO A PLANOS DE REESTRUTURAÇÃO E EXPANSÃO DAS UNIVERSIDADES FEDERAIS (REUNI): UMA ANÁLISE DE SEU PROCESSO DE AVALIAÇÃO. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, Campinas; Sorocaba, SP, v. 24, n. 3, 2019. Disponível em: https://submission.scielo.br/index.php/aval/article/view/195900. Acesso em: 19 apr. 2025.