A APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJECTOS INTERDISCIPLINARES: AVALIAÇÃO DO IMPACTO DE UMA EXPERIÊNCIA NO ENSINO DE ENGENHARIA

Autores/as

  • Sandra Raquel Fernandes Universidade do Minho
  • Maria Assunção Flores Universidade do Minho
  • Rui Manuel Lima Universidade do Minho

Palabras clave:

Ensino superior. Aprendizagem baseada em projectos. Avaliação.

Resumen

Neste artigo apresentamos dados de um projecto de investigação mais vasto que pretende avaliar o impacto de uma experiência de Aprendizagem Baseada em Projectos Interdisciplinares no Mestrado Integrado de Engenharia e Gestão Industrial (MIEGI). Para tal, foi utilizado o Modelo de Avaliação CIPP (Context, Input, Process, Product) de Stufflebeam (2003) como quadro de referência para a avaliação do projecto nas suas várias dimensões. O design da investigação caracterizou-se por uma metodologia eminentemente qualitativa, com recurso a alguns métodos quantitativos. Os resultados da investigação de que damos conta neste artigo baseiam-se, sobretudo, nas percepções dos estudantes sobre o processo de implementação e avaliação desta experiência. No que diz respeito ao seu impacto nos resultados e processos de aprendizagem dos alunos, ele surge associado a uma maior compreensão e aplicação dos conteúdos e ao desenvolvimento de um conjunto de competências transversais, tais como a capacidade de comunicação, de trabalho em equipa, de resolução de problemas, de gestão de conflitos e, ainda, o sentido de responsabilidade.

Publicado

2010-09-20

Número

Sección

Artigos

Cómo citar

A APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJECTOS INTERDISCIPLINARES: AVALIAÇÃO DO IMPACTO DE UMA EXPERIÊNCIA NO ENSINO DE ENGENHARIA. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, Campinas; Sorocaba, SP, v. 15, n. 3, 2010. Disponível em: https://submission.scielo.br/index.php/aval/article/view/20372. Acesso em: 19 apr. 2025.