Programas de avaliação externa na educação superior brasileira, repercussões até o SINAES e consequências no contexto UFRGS

Autores/as

  • Nara Maria emanuelli Magalhaes Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Cláudia Medianeira Cruz Rodrigues Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Palabras clave:

Avaliação externa, SINAES, Programas de avaliação

Resumen

Neste artigo, aborda-se o contexto da avaliação nacional, iniciando pela grande expansão de instituições de ensino superior brasileiro, o que demandou uma ampliação e aperfeiçoamento dos processos de avaliação. A seguir, resgata-se os diversos e sucessivos programas de avaliação propostos pelas agências reguladoras da educação superior, e o intenso processo de debate que geraram, com diferentes atores sociais envolvidos, até culminar na proposição da Lei do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES). Como resultado do processo, aborda-se o caso da UFRGS, para demonstrar as adaptações necessárias em uma Universidade, na qual a avaliação passou por diversas fases, da resistência inicial, até a adesão e a consolidação. Analisa-se as consequências geradas pelas exigências da avaliação externa e o contexto da avaliação interna à UFRGS, verificando as repercussões e características próprias que assumiu a avaliação institucional nesta Universidade.

Biografía del autor/a

  • Nara Maria emanuelli Magalhaes, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

    Nara Maria Emanuelli Magalhães possui formação de Pós-Doutorado no Programa de Pós-Graduação Comunicação da UFSM (2015), Pós-Doutorado no Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da UFRGS (2008), Doutorado em Antropologia Social UFSC (2004), Mestrado em Antropologia Social UFRGS (1995), Graduação em Ciências Sociais, UFRGS (1988). Seus temas de estudo e pesquisa incluem o significado da política para grupos populares que se consideram não políticos; as desigualdades sociais e simbólicas construídas através de interpretações do significado da política e da televisão; as interpretações de grupos de camadas médias sobre a suposta falta de cultura no Brasil; as críticas às mídias tradicionais e os novos significados atribuídos às redes sociais, além de questões éticas, noções de verdades e consenso na sociedade contemporânea expressas nas redes. Atuou como professora pesquisadora durante mais de dez anos na Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUI), ministrando aulas de Metodologia da Pesquisa para Pós-Graduação em Direito e Educação, Pesquisa Social I a IV para Sociologia, e Sociologia da Comunicação, para Comunicação Social, entre outras. Atuou como professora colaboradora na Universidade Federal de Santa Maria e na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atualmente trabalha na área de Avaliação da Educação Superior, na Reitoria da UFRGS. Realizou, junto com colegas e estudantes, missões científicas a países africanos de língua portuguesa (Moçambique, Cabo Verde e Guiné-Bissau), para estudar o impacto da formação universitária de jovens africanos no Brasil sobre o desenvolvimento de países africanos. Participou do Grupo de Pesquisa Porto Alegre imaginada, que desenvolveu estudos sobre a cidade com metodologia proposta pelo pesquisador colombiano Armando Silva para análise de metrópoles mundiais. Tem atuado na assessoria à gestão universitária, e na análise do impacto de políticas públicas para qualificação da educação superior. É autora dos livros O Povo Sabe Votar ? uma visão antropológica (Editora Vozes, 1998); Eu vi um Brasil na TV: televisão e cultura em perspectivas antropológicas (Editora UFSM, 2008). Organizadora do Dossiê da Revista ILHA, Antropologia e Comunicação (UFSC, 2011), em conjunto com Sônia Maluf (UFSC) e Sergio Caggiano (Universidade de Buenos Aires). Coautora de publicações sobre o Projeto Porto Alegre imaginada (2009). Coautora e participante de estudos sobre as TICs e cultura digital com pesquisadores da UFSM, da Argentina e do Chile (2016). Coordenadora conjunta de Grupos de Trabalho (GTs) em Congressos Nacionais e Internacionais.

  • Cláudia Medianeira Cruz Rodrigues, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

    Doutora em Engenharia de Produção, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Professora do Departamento de Engenharia de Produção e Transportes, e do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção da UFRGS. Atualmente é a Secretária de Avaliação Institucional da UFRGS e Presidente da Comissão Própria de Avaliação.

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Publicado

2019-06-24

Número

Sección

Artigos

Cómo citar

Programas de avaliação externa na educação superior brasileira, repercussões até o SINAES e consequências no contexto UFRGS. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, Campinas; Sorocaba, SP, v. 24, n. 2, 2019. Disponível em: https://submission.scielo.br/index.php/aval/article/view/203724. Acesso em: 19 apr. 2025.