Avaliação de desempenho de cursos de graduação ofertados na modalidade de Educação a Distância

Autores/as

Palabras clave:

Avaliação de desempenho. Educação superior. Educação a distância.

Resumen

Este estudo tem como objetivo analisar as oportunidades de pesquisa referentes à avaliação de desempenho de cursos de graduação ofertados na modalidade de educação a distância, por meio das publicações que compõem o portfólio bibliográfico de artigos mais citados pela comunidade científica. O instrumento selecionado para o alcance desse objetivo foi o Knowledge Development Process – Constructivist (ProKnow-C), por apresentar um processo estruturado e completo para a seleção e análise da literatura. Foram identificadas na literatura, no período de 2000 a 2017, 21 publicações que representam o fragmento da literatura de interesse, o que possibilitou a realização de uma análise sistêmica. Além de constatar que essa área do conhecimento se configura como um campo a ser explorado, foi possível registrar proposições para futuras investigações. Pesquisadores e gestores devem participar das etapas de desenvolvimento dos modelos de avaliação de desempenho, como na definição dos objetivos a serem mensurados, na hierarquização dos indicadores de avaliação e na aplicação de ações de aperfeiçoamento do contexto sob análise.

Biografía del autor/a

  • Diego Eller Gomes, Universidade Federal de Santa Catarina
    Mestre em Métodos e Gestão em Avaliação. Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção/UFSC. E-mail: diego.eller@ufsc.br
  • Sandra Rolim Ensslin, Universidade Federal de Santa Catarina
    Doutora em Engenharia de Produção. Professora associada da Universidade Federal de Santa Catarina no Programa de Pós-Graduação em Contabilidade e no Programa de Engenharia de Produção. E-mail: sensslin@gmail.com
  • Thuine Lopes Cardoso, Universidade Federal de Santa Catarina
    Bacharel em Ciências Contábeis. Mestranda em Ciências Contábeis. Universidade Federal de Santa Catarina. E-mail: thuinecardoso@hotmail.com
  • Dalton Francisco Andrade, Universidade Federal de Santa Catarina
    Doutor em Bioestatística. Universidade da Carolina do Norte. Professor voluntários no Programa de Engenharia de Produção da Universidade Federal de Santa Catarina. E-mail: dalton.andrade@ufsc.br

Publicado

2020-11-18

Número

Sección

Artigos

Cómo citar

Avaliação de desempenho de cursos de graduação ofertados na modalidade de Educação a Distância. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, Campinas; Sorocaba, SP, v. 25, n. 3, 2020. Disponível em: https://submission.scielo.br/index.php/aval/article/view/213115. Acesso em: 19 apr. 2025.