Educação Superior no Brasil

panorama da contemporaneidade

Autores/as

  • Rosa Virgínia Wanderley Diniz
    • Pedro Laudionor Goergen PPGE - UNISO

      Palabras clave:

      Ensino superior, Modelo Educacional, Expansão Neoliberal

      Resumen

      O objetivo o presente artigo é apresentar uma síntese da realidade do ensino superior brasileiro na atualidade a partir de seus aspectos legais, históricos e contextuais com o fito de instrumentalizar pesquisas cujo foco seja este nível educacional. A pesquisa bibliográfica realizou-se a partir de consulta à legislação atinente ao setor, bem como, aos autores que debatem a temática de forma a condensar dados que possibilitaram delinear o quadro da contemporaneidade. Restou observada a formulação de uma estrutura notadamente privatizada, historicamente consolidada, e fortalecida pelas novas demandas e estratégias governamentais para oportunizar tal etapa do ensino, convergentes com um modelo econômico neoliberal.

      Publicado

      2019-11-05

      Número

      Sección

      Artigos

      Cómo citar

      Educação Superior no Brasil: panorama da contemporaneidade. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, Campinas; Sorocaba, SP, v. 24, n. 3, 2019. Disponível em: https://submission.scielo.br/index.php/aval/article/view/213753. Acesso em: 4 dec. 2025.