Sucesso educativo de egressos da graduação

uma possibilidade de medida e explicação

Autores/as

  • Luciana Alaíde Alves Santana Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
  • Everson Meireles
  • Virgínio Sá

Resumen

Este estudo teve como foco caracterizar o sucesso educativo (SE) de egressos de cursos de graduação a partir de índices normativos (coeficiente geral de rendimento acadêmico [CRA], reprovações/aprovações na trajetória do estudante e o tempo de conclusão do curso). Buscou-se avaliar a relação entre os índices de sucesso educativo normativo e a dimensões estrutural de explicação deste fenômeno, visando uma explanação explicativa para o mesmo. A estratégia metodológica utilizada foi estudos do tipo survey realizado junto aos egressos de cursos de graduação de uma universidade pública federal localizada no interior do Estado da Bahia. A aplicação de questionário ocorreu junto aos egressos do semestre 2014.2, por meio eletrônico, resultando numa amostra não probabilística acidental contendo 174 casos válidos. Os dados quantitativos foram analisados a partir do software IBM SPSS 23 por meio de estatísticas descritivas e inferenciais. Registrou-se um elevado percentual de registro de reprovações na trajetória acadêmica nos primeiros dois anos dos cursos. No grupo estudado, as possibilidades de ter sucesso educativo (i.e. maiores CRA e ausência de reprovações) relacionam-se com as seguintes variáveis estruturais: maiores notas gerais no ENEM, menor idade do egresso e não ter trabalhado durante a graduação.

Biografía del autor/a

  • Luciana Alaíde Alves Santana, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
    Professora da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - Centro de Ciências da Saúde

Publicado

2020-11-18

Número

Sección

Artigos

Cómo citar

Sucesso educativo de egressos da graduação: uma possibilidade de medida e explicação. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, Campinas; Sorocaba, SP, v. 25, n. 3, 2020. Disponível em: https://submission.scielo.br/index.php/aval/article/view/214324. Acesso em: 19 apr. 2025.