GESTÃO DA INTERNACIONALIZAÇÃO DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR

Autores/as

Palabras clave:

Cooperação Internacional, Políticas Educacionais, Transnacionalização.

Resumen

Este estudo tem como objetivo discutir o contexto da gestão da internacionalização no ensino superior brasileiro. A internacionalização da educação superior se justifica e revela seu significado e que visa contribuir para a gestão das instituições de ensino superior brasileiras. A internacionalização, como política pública para o ensino superior, se insere como uma estratégia importante para o avanço e compartilhamento da ciência no mundo globalizado. Ainda existem limitações significativas à efetiva implantação e gestão da internacionalização, porém o processo não é mais incipiente e o país tem avançado. A gestão da internacionalização tem muitos desafios, no entanto, se vê esforços para o alcance de melhores índices, de forma a fomentar a internacionalização promovendo oportunidades de progresso e desenvolvimento da cidadania.

Biografía del autor/a

  • Sabrina Borges Ramos de Carvalho, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
    Mestranda em Administração Pública (UFMS)
  • Geraldino Carneiro de Araújo
    Doutor em Administração e docente na UFMS/CPAR

Publicado

2020-04-07

Número

Sección

Artigos

Cómo citar

GESTÃO DA INTERNACIONALIZAÇÃO DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, Campinas; Sorocaba, SP, v. 25, n. 1, 2020. Disponível em: https://submission.scielo.br/index.php/aval/article/view/217481. Acesso em: 19 apr. 2025.