Internacionalização do ensino superior e os impactos da imigração na saúde mental de estudantes internacionais

Authors

  • Alisson Vinícius Silva-Ferreira Universidade Federal de Santa Catarina -UFSC Mestrando em Psicologia
  • Lucienne Martins-Borges Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC Professora na Graduação e Pós-Graduação em Psicologia
  • Thiago Guedes Willecke Universidade Federal de Santa Catarina Graduando em Psicologia

Keywords:

Educação intercultural, imigrantes universitários, saúde mental,

Abstract

No cenário educacional contemporâneo está cada vez mais presente o fluxo de estudantes que almejam ampliar seus horizontes educacionais cursando o ensino superior em outro país. Com a imigração e a mudança de país e cultura, o estudante pode estar sujeito a um estado de vulnerabilidade psíquica devido à perda dos referenciais culturais. Nesse sentido, e decorrente do fenômeno de internacionalização do ensino superior, o presente estudo teve como objetivo investigar quais são os impactos da imigração na saúde mental de estudantes internacionais e quais os fatores de risco e de proteção à saúde mental destes estudantes. Para tal, foi realizada revisão de literatura em três bases de dados com estudos nacionais e internacionais, sendo elas: BVS-Psi, Redalyc e EBSCO. Os resultados apontaram uma diversidade de fatores individuais, sociais, institucionais e culturais que impactam na saúde mental dos estudantes internacionais, cujas expressões de sofrimento psíquico se concentraram em estresse decorrente da adaptação ao novo contexto cultural e acadêmico, acompanhado por mal-estar psíquico, sintomas somáticos, dificuldades cognitivas e quadros clínicos de depressão, ansiedade e estresse pós-traumático. Observou-se ainda a subutilização dos serviços de apoio psicológico nas universidades, a demanda no início do curso, a diferença cultural na expressão dos sintomas e a maior procura por ajuda entre estudantes mulheres, em relação a homens. Em conclusão, o estudo aponta a necessidade de programas de acolhimento e integração dos estudantes internacionais que possibilitem minimizar o impacto migratório inicial e assim colaborar para a adaptação socioeducacional do estudante.

Author Biographies

  • Alisson Vinícius Silva-Ferreira, Universidade Federal de Santa Catarina -UFSC Mestrando em Psicologia
    Trabalha como psicólogo na Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA), Mestrando em Psicologia na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Pesquisador do Núcleo de Estudos sobre Psicologia, Migrações e Culturas (NEMPsiC), no qual integra o grupo de terapeutas no Projeto de Extensão “Clínica Intercultural” e o Grupo de Pesquisa “Psicologia, Cultura e Saúde mental”, vinculado à linha de pesquisa “Migrações, processos psicológicos e saúde mental”. Tem como principais áreas de interesse a educação e sua relação com a saúde mental, fracasso acadêmico e ensino superior, imigração, psicanálise e etnopsicanálise.
  • Lucienne Martins-Borges, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC Professora na Graduação e Pós-Graduação em Psicologia
    Professora da Universidade Federal de Santa Catarina, atua na Graduação e na Pós-Graduação em Psicologia, onde coordena o Núcleo de Estudos sobre Psicologia, Migrações e Culturas (NEMPsiC). Doutora em Psicologia (Ph.D., Université du Québec à Trois-Rivières - Canadá)
  • Thiago Guedes Willecke, Universidade Federal de Santa Catarina Graduando em Psicologia
    Granduando em Psicologia na Universidade Federal de Santa Catarina. PIBIC no Núcleo de estudos em psicologia, migrações e cultura - NEMPsiC.

Published

2019-11-07

Issue

Section

Artigo

How to Cite

Internacionalização do ensino superior e os impactos da imigração na saúde mental de estudantes internacionais. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, Campinas; Sorocaba, SP, v. 24, n. 3, 2019. Disponível em: https://submission.scielo.br/index.php/aval/article/view/218945. Acesso em: 19 apr. 2025.