RANKINGS UNIVERSITÁRIOS INTERNACIONAIS

EVIDÊNCIAS DE VIESES GEOGRÁFICOS E ORÇAMENTÁRIOS PARA INSTITUIÇÕES BRASILEIRAS

Autores/as

  • Andrea Felippe Cabello Universidade de Brasília
  • Denise Imbroisi Universidade de Brasília
  • Junia Maria Zandonade Falqueto Universidade de Brasília
  • Guilherme Viana Ferreira Universidade de Brasília
  • June Alves de Arruda Universidade de Brasília

Palabras clave:

rankings, educação superior brasileira, avaliação de qualidade na educação.

Resumen

Este artigo analisa a classificação de instituições brasileiras de ensino superior em dois dos principais rankings internacionais de universidades: o QS World University Ranking e o The Times Higher Education (THE). Para isso, foram avaliadas as restrições metodológicas e como essas restrições afetaram a classificação das universidades do país nesses rankings. Entre 2016 e 2019, 38 brasileiras foram classificadas no QS e no THE, em sua versão global. Devido a restrições metodológicas, a classificação das instituições brasileiras assumiu a característica de patamares, variando de 3 a 5 patamares. Denota-se que a classificação de uma instituição em um patamar mais alto depende de sua proximidade com um mercado de trabalho dinâmico e um orçamento maior, indicando a dificuldade dos rankings de diferenciar de fato qualidade além dessas duas dimensões.

Biografía del autor/a

  • Andrea Felippe Cabello, Universidade de Brasília
    Departamento de Economia
  • Denise Imbroisi, Universidade de Brasília
    Departamento de Economia
  • Junia Maria Zandonade Falqueto, Universidade de Brasília
    Decanato de Planejamento, Orçamento e Avaliação Institucional
  • Guilherme Viana Ferreira, Universidade de Brasília
    Decanato de Planejamento, Orçamento e Avaliação Institucional
  • June Alves de Arruda, Universidade de Brasília
    Instituto de Ciência Política

Publicado

2019-11-18

Número

Sección

Artigos

Cómo citar

RANKINGS UNIVERSITÁRIOS INTERNACIONAIS: EVIDÊNCIAS DE VIESES GEOGRÁFICOS E ORÇAMENTÁRIOS PARA INSTITUIÇÕES BRASILEIRAS. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, Campinas; Sorocaba, SP, v. 24, n. 3, 2019. Disponível em: https://submission.scielo.br/index.php/aval/article/view/218969. Acesso em: 19 apr. 2025.