EVASÃO NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: PONTOS E CONTRAPONTOS À PROBLEMÁTICA

Autores/as

Palabras clave:

Evasão, Educação a Distância, Pontos, Contrapontos

Resumen

O estudo visa traçar um panorama das causas da evasão na educação a distância, discutindo os (contra)pontos e jogando luzes ao problema. Embora existam muitos estudos e discursos afinados sobre as causas da evasão, percebemos um distanciamento por parte das instituições formadoras em relação aos problemas da evasão, o que gera uma diminuição ou isenção de responsabilidades, tendo em vista a tendência em atribuir suas causas a dimensões psicológicas do estudante ou a (in)comunicabilidade entre os sujeitos participantes ou ainda às (des)continuidades ordenadas normativamente. O esforço dessa pesquisa consiste em dar visibilidade ao conjunto de dissertações e teses produzidas sobre a evasão na EaD. Trata-se de mapear na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações estas produções com os descritores Evasão EaD, por meio de uma busca avançada, considerando o período de publicação de 2007 a 2017. Acerca dessa temática, obtivemos setenta e dois resultados, dos quais fizeram parte do corpus investigativo de produção de dados sessenta e oito trabalhos. Compreende-se que apesar da EaD ser avaliada como um modelo de gestão propício às demandas sociais ela recebe forte influência de interesses de mercado, o que exige reavaliações constantes para um processo efetivo de (re)construção de conhecimentos e metodologias, contribuindo, também, para a diminuição dos índices da evasão (tensão inclusão/exclusão) na EaD. O estudo pontuou vários fatores comuns à evasão, apresentando contrapontos, no sentido de utilizar meios tradicionais de forma virtualizada, e propostas de melhoria nos processos via EaD, considerando os limites de estudar a distância, a necessidade de não confundir flexibilidade com facilidade para avaliação dos estudantes.

Biografía del autor/a

  • Lilian Soares Alves Branco, Universidade La Salle/UNILASALLE
    Mestranda em Educação pela Universidade La Salle (UNILASALLE), membro do Núcleo de Estudos sobre Tecnologias na Educação - NETE/CNPq e bolsista PROSUC.
  • Elaine Conte, Universidade La Salle/UNILASALLE
    Doutora em Educação (UFRGS). Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade La Salle - UNILASALLE/Canoas. Líder do Núcleo de Pesquisas sobre Tecnologias na Educação - NETE/CNPq e membro do Grupo de Estudos sobre Filosofia da Educação e Formação de Professores - GEFFOP/CNPq. E-mail: elaine.conte@unilasalle.edu.br
  • Adilson Cristiano Habowski, Universidade La Salle/UNILASALLE
    Mestrando em Educação pela Universidade La Salle. Membro do Núcleo de Estudos sobre Tecnologias na Educação - NETE/CNPq e bolsista da CAPES.

Publicado

2020-04-07

Número

Sección

Artigos

Cómo citar

EVASÃO NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: PONTOS E CONTRAPONTOS À PROBLEMÁTICA. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, Campinas; Sorocaba, SP, v. 25, n. 1, 2020. Disponível em: https://submission.scielo.br/index.php/aval/article/view/221726. Acesso em: 19 apr. 2025.