Avaliação da educação superior no Brasil
análise do Índice Geral dos Cursos (IGC) numa perspectiva quali/quantitativa
Palabras clave:
Ensino Superior, Indicadores de qualidade do SINAES, Índice Geral de CursosResumen
O texto aborda o Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior – SINAES, instituído pela Lei 10. 861, de 2004, orientado por meio de indicadores de qualidade sendo, o Índice Geral dos Cursos - IGC, resultante do CPC – Conceito Preliminar de Curso, referente a graduação, e pelo Conceito Capes, indicador da qualidade dos cursos de Pós-Graduação Stricto Sensu. Pretendeu-se analisar, de forma quantitativa e qualitativa se o IGC ao considerar as realidades distintas dessas duas estruturas, graduação e pós-graduação, de formação acadêmica em um só indicador, não desvirtua mais ainda essa medida, quando pretende representar o quanto de qualidade possui uma IES? Responder essa questão se constitui o propósito desse artigo, ou seja, investigar a representatividade do IGC como efetivo conceito da qualidade das IES, analisando-se, em separado, como se comportam as medidas da Graduação e da Pós-Graduação expressas no modelo matemático desse indicador. Como ponto de corte, decidiu-se trabalhar somente com os cursos ofertados pelas Universidades Federais. Portanto, nesse estudo, ao chamarmos atenção para a composição do cálculo do IGC, incorporando dados de mestrado e doutorado para indicar a qualidade dos cursos de graduação das Universidades queremos lançar um olhar crítico sobre se tal composição espelha, de fato, a qualidade dos cursos de graduação.Descargas
Publicado
2020-11-18
Número
Sección
Artigos
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Derechos de autor 2020 Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior

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Cómo citar
Avaliação da educação superior no Brasil: análise do Índice Geral dos Cursos (IGC) numa perspectiva quali/quantitativa. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, Campinas; Sorocaba, SP, v. 25, n. 3, 2020. Disponível em: https://submission.scielo.br/index.php/aval/article/view/223845. Acesso em: 19 apr. 2025.