A s DINÂMICAS DA PÓS-GRADUAÇÃO EM SANTA CATARINA

EVOLUÇÃO E PERSPECTIVAS (1969 – 2018)

Authors

  • Joviles Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS https://orcid.org/0000-0001-9873-2688
  • Sherlon Cristina DE BASTIANI Universidade Federal da Fronteira Sul
  • André Brasil BRASIL Universidade de Leiden - Holanda e CAPES - Brasil

Abstract

A pós-graduação cresceu de forma exponencial nas últimas décadas no Brasil. Entre 1998 e 2018, o Sistema Nacional de Pós-Graduação (SNPG) cresceu 188% e o número de matrículas em mestrados e doutorados, 289%. No ano de 2017 foram titulados 21.393 doutores e 61.147 mestres, inclusive já superando uma das metas do Plano Nacional de Educação para 2024, que previa a titulação de 60 mil mestres por ano. Tal expansão ocorreu em todo o país, fato que torna relevantes os estudos para compreender as dinâmicas, as especificidades e as variações entre as regiões, estados da federação e segmentos das instituições que ofertam os programas (públicas e privadas). Com isso em mente, o presente artigo analisa a expansão da pós-graduação brasileira tomando como referência um estado da federação: Santa Catarina (SC). A escolha deve-se, entre outras razões, ao fato de o Estado ocupar a sétima posição nacional quanto ao número de programas de pós-graduação (PPG) e também quanto ao número de cursos de graduação presenciais. Além disso, SC expandiu a sua pós-graduação nos anos recentes, impulsionada pelas dinâmicas da interiorização da educação superior. Assim, o presente estudo foi desenvolvido por meio do uso de procedimentos e técnicas quantitativas e qualitativas, cabendo destaque para a sistematização e análise dos dados disponíveis na Plataforma Sucupira e no GeoCapes. O artigo demonstra, entre outros aspectos, que a pós-graduação catarinense cresceu mais do que a média nacional, totalizando 326% de 1998 a 2018, mas que tal PG existe em apenas 17 das 94 IES existentes no estado. Da mesma forma, inversamente ao que ocorre com a graduação, os mestrados e doutorados são majoritariamente ofertados pelo segmento público, que concentra cerca de 70% das matrículas (53% nas IES públicas federais e 16,6% pela única IES estadual). Enfim, a presente pesquisa mapeou a pós-graduação catarinense, incluindo suas conquistas e limitações, de forma que seja possível tanto obter uma compreensão abrangente dos resultados de políticas públicas de educação e pesquisa do passado, quanto também inspirar iniciativas futuras. PALAVRAS-CHAVE: Políticas educacionais. Educação Superior. Pós-Graduação. Santa Catarina.

Author Biographies

  • Joviles, Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS

    Pós-Doutor em Sociologia pelo Centro de Estudos Sociais, da Faculdade de Economia, da Universidade de Coimbra (2006). Doutor em Sociologia pela Universidade de São Paulo (2000). Mestre em Sociologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (1995). Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS - 2010-2019). Presidente do Fórum Nacional de Pró-Reitores de Pesquisa e Pós-Graduação (FOPROP - Gestões 2016-2017 e 2017-2018). Membro titular do Conselho Superior da CAPES (CS-CAPES 2016-2018), do Conselho Técnico-Científico da CAPES (CTC/CAPES 2016-2018), da Comissão de Acompanhamento do Plano Nacional de Pós-Graduação (PNPG 2017-2018), do Conselho de Administração do Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE 2016-2018) e do Conselho da Fundação de Amparo à Pesquisa de Santa Catarina (FAPESC 2012-2019). Membro do Fórum Estadual de Educação (FEE/SC 2012-2019). Secretário Executivo do FOPROP (Gestões 2014-2015 e 2015-2016). Coordenador do FOPROP - Região Sul (2013-2014) e Vice-Coordenador do FOPROP - Região Sul (2012-2013). Endereço: Rua Lauro Muller 224 E, apto 1101, Centro - Chapecó - SC 89801-600. Tel: 49- 999964790/984357093

  • Sherlon Cristina DE BASTIANI, Universidade Federal da Fronteira Sul

    Mestre em Educação pela Universidade Federal da Fronteira Sul. Coordenadora Pedagógica da Secretaria Municipal de Educação de Joaçaba . Endereço: Rua Severino Fuga, 234, apto 201. CEP 89600-000, Joaçaba, SC. Telefone: 49- 99167-9950/49-999663867

  • André Brasil BRASIL, Universidade de Leiden - Holanda e CAPES - Brasil

    Doutorando em Scientometrics no Centre of Science and Technology Studies (CWTS) da Universidade de Leiden, Holanda. Mestre em Políticas Públicas e Desenvolvimento pelo IPEA. Servidor da Diretoria de Avaliação da CAPES. Email: andre.brasil@icloud.com Endereço: Sterrenwachtlaan 2, 2311GW - Leiden, Holanda. Telefone: +31 6 12 66 99 39

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Published

2020-05-05

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Artigo

How to Cite

A s DINÂMICAS DA PÓS-GRADUAÇÃO EM SANTA CATARINA: EVOLUÇÃO E PERSPECTIVAS (1969 – 2018). Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, Campinas; Sorocaba, SP, v. 25, n. 1, 2020. Disponível em: https://submission.scielo.br/index.php/aval/article/view/226041. Acesso em: 19 apr. 2025.