Financiamento das universidades líderes nos rankings internacionais, um caminho para as universidades públicas brasileiras?
Keywords:
Gestão Universitária, Rankings Universitários, Financiamento UniversitárioAbstract
As universidades públicas brasileiras enfrentam desafios no seu financiamento. Cortes e contingenciamentos vêm ao mesmo tempo de uma maior cobrança por pesquisas, internacionalização e desempenho nos rankings internacionais. Propostas para a solução desse dilema se baseiam em ideias isoladas de financiamento de universidades internacionais. Este artigo levanta as principais fontes de receitas das universidades líderes nos rankings internacionais. Através da análise dos relatórios anuais do período de 2014 a 2018, é possível ver que não existe um padrão único de financiamento nessas universidades. Ademais, a fonte de receita com maior relevância dessas universidades é pesquisa e grande parte da receita de pesquisa vem de financiamento público, o que indica que qualquer solução para a questão do financiamento das universidades deve incluir uma participação ativa do estado e que a busca de possíveis caminhos de financiamento em instituições internacionais deve ser feita com extrema cautela.
References
ALTBACH, Philip. The dilemmas of ranking. International higher education, n. 42, 2006.
AMARAL, Nelson Cardoso. Autonomia e financiamento das IFES: desafios e ações. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, v. 13, n. 3, p. 647-680, 2008.
ARWU (2019). Academic Ranking of World Universities 2019. Disponível em: http://www.shanghairanking.com/arwu2019.html
BERKELEY (2019). Annual Financial Reports. Disponível em:
https://www.ucop.edu/financial-accounting/financial-reports/annual-financial-reports.html
BOWMAN, Nicholas A.; BASTEDO, Michael N. Anchoring effects in world university rankings: exploring biases in reputation scores. Higher Education, v. 61, n. 4, p. 431-444, 2011.
CALTECH (2019). Financial Statements Disponível em:
http://www.businessandfinance.caltech.edu/finstatements
CAMBRIDGE (2019). Annual Report. Disponível em: https://www.cam.ac.uk/annual-report
ÇAKIR, Murat Perit et al. A comparative analysis of global and national university ranking systems. Scientometrics, v. 103, n. 3, p. 813-848, 2015.
CHICAGO (2019). Financial Statements. Disponível em :
https://finserv.uchicago.edu/reporting/statements.shtml
COLUMBIA (2019). Financial Reports Disponível em:
https://finance.columbia.edu/content/columbia-university-financial-reports
CORBUCCI, Paulo Roberto; MARQUES, Paulo Marcello Fonseca. Fontes de financiamento das instituições federais de ensino superior: um estudo sobre a Universidade de Brasília. 2003.
DE ALMEIDA MIRANDA, Marta Rosa Farias. Investimentos públicos em educação superior na Bahia: o orçamento das Universidades Estaduais Baianas/Public investments in higher education in Bahia: the budget of Baian State Universities. Brazilian Journal of Development, v. 5, n. 2, p. 979-995, 2018.
DUARTE, Cássia Soares; MAIOR DE OLIVEIRA, Tatiana Souto. O financiamento das instituições federais de ensino superior: o caso da Universidade Federal de Goiás. Revista Organização Sistêmica, v. 2, n. 1, p. 102-118, 2012.
ESTADÃO (2018). Universidades Brasileiras caem novamente em ranking internacional. Disponível em:
ETH (2019). Annual report. Disponível em:
https://ethz.ch/en/the-eth-zurich/information-material/annual-report.html
FPAP(2019). Fundo Patrimonial Amigos da Poli. Disponível em:
https://www.amigosdapoli.com.br/ (acessado em 01 de outubro de 2019)
FUTURE-SE (2019). Programa Future-se. Disponível em: https://isurvey.cgee.org.br/future-se/
GLOBO (2018). Número de universidades brasileiras entre as melhores do mundo cai pelo segundo ano consecutivo. Disponível em:
HARVARD (2019). Annual Report. Disponível em : https://finance.harvard.edu/annual-report
IMPERIAL COLLEGE (2019). Annual report. Disponível em:
https://www.imperial.ac.uk/finance/annual-report/
KADAMANI, Rosine, GREVE, Fabíola. (2019). Inovar? Que tal sobreviver primeiro?. Revista Época Negócios. Disponível em:
https://epocanegocios.globo.com/colunas/noticia/2019/09/inovar-que-tal-sobreviver-primeiro.html
KANNEBLEY JÚNIOR, Sérgio; CAROLO, Murilo Damião; DE NEGRI, Fernanda. Impacto dos Fundos Setoriais sobre a produtividade acadêmica de cientistas universitários. Estudos Econômicos (São Paulo), v. 43, n. 4, p. 647-685, 2013.
LIU, Nian Cai. The story of academic ranking of world universities. International Higher Education, n. 54, 2009.
MILLOT, Benoit. International rankings: Universities vs. higher education systems. International Journal of Educational Development, v. 40, p. 156-165, 2015.
MIT (2019). Report of the Treasurer. Disponível em: https://vpf.mit.edu/about-vpf/publications
ORDORIKA, Imanol; LLOYD, Marion. International rankings and the contest for university hegemony. Journal of Education Policy, v. 30, n. 3, p. 385-405, 2015.
OXFORD (2019). Financial statements. Disponível em:
https://www.ox.ac.uk/about/organisation/finance-and-funding/archive-of-financial-statements
PRINCETON (2019). Report of the Treasurer. Disponível em:
https://finance.princeton.edu/report-treasurer
PUSSER, Brian; MARGINSON, Simon. University rankings in critical perspective. The Journal of Higher Education, v. 84, n. 4, p. 544-568, 2013.
QS (2019). QS World University Rankings 2020. Disponível em: https://www.topuniversities.com/university-rankings/world-university-rankings/2020
SANTOS, Solange Maria; NOROÑA, Daisy Pires. O desempenho das universidades brasileiras em rankings internacionais. Em Questão, v. 22, n. 2, p. 186-219, 2016.
SERAFIM, Milena Pavan. Compreendendo o atual momento da educação superior brasileira: cultivando a mais lúcida consciência. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas), v. 24, n. 2, p. 351-356, 2019.
STANFORD (2019) Annual report. Disponível em : https://annualreport.stanford.edu/
TAYLOR, Paul; BRADDOCK, Richard. International university ranking systems and the idea of university excellence. Journal of Higher Education Policy and Management, v. 29, n. 3, p. 245-260, 2007.
THE (2019). World University Rankings 2020. Disponível em: https://www.timeshighereducation.com/world-university-rankings/2020/world-ranking#!/page/0/length/25/sort_by/rank/sort_order/asc/cols/stats
UCL (2019). Annual report and financial statements. Disponível em:
https://www.ucl.ac.uk/finance/home/annual-report-and-financial-statements
VALMORBIDA, Sandra Mara Iesbik et al. Rankings universitários mundiais. Que dizem os estudos internacionais?. REICE. Revista Iberoamericana sobre Calidad, Eficacia y Cambio en Educación, v. 14, n. 2, p. 5-29, 2016.
VELLOSO, Jacques. Universidade na América Latina: rumos do financiamento. Cadernos de Pesquisa, n. 110, p. 39-66, 2000.
VELLOSO, Jacques; MARQUES, Paulo Marcello F. Recursos próprios da UNB, o financiamento das IFES e a reforma da educação superior. Educação & Sociedade, v. 26, n. 91, p. 655-680, 2005..
YALE (2019). Financial reports Disponível em:
https://your.yale.edu/work-yale/financial-management/accounting/financial-reports
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2021 Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
A remessa de originais implica a autorização para publicação e disponibilização on-line sem o pagamento de direitos atorais.
A reprodução de artigos publicados na Avaliação só é permitida com indicação da fonte. Utilização de material publicado para fins comerciais é proibida.