A internacionalização na política científica brasileira e seus impactos para os programas de pós-graduação
Keywords:
inserção internacional, responsabilidade social da ciência, pós-graduaçãoAbstract
The investigation presented here aimed to identify the concepts and guidelines conferred on internationalization by Brazilian scientific policy, especially in graduate programs. We analyzed the contents of 10 documents related to Brazilian scientific policy containing the main guidelines for developing the sector. We found that internationalization is discussed in terms predominantly directed to the market, in addition to being a synonym of quality. We argue that any attempt to promote internationalization that can truly contribute to national scientific development, meeting the real needs of the population, requires global reassessment of the role that science must play in society, in line with a perspective of social transformation.
References
AMORIM, Henrique. As teorias do trabalho imaterial: Uma reflexão crítica a partir de Marx. Caderno CRH, v. 27, n. 70, p. 31–45, jan./abr. 2014. http://dx.doi.org/10.1590/S0103-49792014000100003
ANTUNES, Ricardo. Os sentidos do trabalho: ensaio sobre a afirmação e a negação do trabalho. 2a ed. São Paulo: Boitempo, 2009.
AZEVEDO, Mário Luiz Neves de; CATANI, Afrânio Mendes. Educação superior, internacionalização e circulação de idéias: ajustando os termos e desfazendo mitos. Revista Inter Ação, v. 38, n. 2, p. 273–291, mai./ago. 2013. https://doi.org/10.5216/ia.v38i2.26103
BERNAL, John Desmond. Ciência na História. Lisboa: Livros Horizonte, 1976.
BRASIL. Ministério da Ciência e Tecnologia. 3a Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação: síntese das conclusões e recomendações: Ministério da Ciência e Tecnologia, 2006. Disponível em: <https://www.cgee.org.br/documents/10195/734063/3cncti_VFinal_5382.pdf/655ab84d-e0eb-45d0-b4d3-45c392fc1f1c?version=1.3>. Acesso em: 28 out. 2020
BRASIL. CAPES. Comissão Especial de Acompanhamento do PNPG-2011-2020 - Relatório Final 2016. Brasilía, DF, 2017. Disponível em: http://uab.capes.gov.br/images/stories/download/relatorios/231117-Relatorio-PNPG-Final-2016-CS.pdf. Acesso em: 28 out. 2020.
BRASIL. CAPES. Comissão Especial de Acompanhamento do PNPG 2011-2020 e Elaboração da Agenda Nacional de Pesquisa. Brasília, DF: CAPES, 2013. Disponível em: http://www.capes.gov.br/images/stories/download/PNPG-Relatorio-Final-11-12-2013.pdf. Acesso em: 28 out. 2020.
BRASIL. CAPES. Plano Nacional de Pós-Graduação – PNPG 2005-2010. Brasília, DF: CAPES, 2004. Disponível em: https://uab.capes.gov.br/images/stories/download/editais/PNPG_2005_2010.pdf. Acesso em: 28 out. 2020.
BRASIL. CAPES. Plano Nacional de Pós-Graduação – PNPG 2011-2020. Brasília, DF: CAPES, 2010a. v. II. Disponível em: https://www.gov.br/capes/pt-br/centrais-de-conteudo/pnpg-miolo-v2-pdf Acesso em: 28 out. 2020.
BRASIL. CAPES. Plano Nacional de Pós-Graduação – PNPG 2011-2020. Brasilía, DF.: CAPES, 2010b. v. I. Disponível em: https://www.gov.br/capes/pt-br/centrais-de-conteudo/livros-pnpg-volume-i-mont-pdf Acesso em: 28 out. 2020.
BRASIL. CAPES. Proposta de Aprimoramento do Modelo de Avaliação da PG: Documento Final da Comissão Nacional de Acompanhamento do PNPG 2011-2020. . Brasília, DF: CAPES, 2018. Disponível em: https://www.capes.gov.br/images/novo_portal/documentos/PNPG/2018_PNPG_CS_Avaliacao_Final_10_10_18_CS_FINAL_17_55.pdf. Acesso em: 28 out. 2020.
BRASIL. CNPq. Iniciação Científica: nova chamada. Disponível em: <http://www.cnpq.br/web/guest/noticiasviews/-/journal_content/56_INSTANCE_a6MO/10157/8920772>. Acesso em: 29 set. 2020.
BRASIL. Ministério da Ciência,Tecnologia e Inovações. Estratégia Nacional De Ciência, Tecnologia e Inovação 2012-2015. Brasilía, DF.: [s.n.], 2012. Disponível em: <https://livroaberto.ibict.br/218981.pdf>. Acesso em: 28 out. 2020.
BRASIL. Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações 2016 - 2022. Estratégia Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação. Brasilía, DF. 2016. Disponível em: <http://www.finep.gov.br/images/a-finep/Politica/16_03_2018_Estrategia_Nacional_de_Ciencia_Tecnologia_e_Inovacao_2016_2022.pdf>.
BRASIL. Ministério da Ciência e Tecnologia. Livro azul. 4a Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação para o Desenvolvimento Sustentável. Brasília, DF: Ministério da Ciência e Tecnologia, 2010c. Disponível em: <https://livroaberto.ibict.br/handle/1/677>. Acesso em: 28 out. 2020.
CASTRO, Alda Maria Duarte Araújo; CABRAL NETO, Antônio. O ensino superior: a mobilidade estudantil como estratégia de internacionalização na América Latina. Revista Lusófona de Educação, n. 21, p. 69–96, out. 2012. Disponível em: <http://revistas.ulusofona.pt/index.php/rleducacao/article/view/3082>. Acesso em: 28 out. 2020.
DAGNINO, Renato Peixoto. Como é a universidade de que o Brasil precisa? Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas), v. 20, n. 2, p. 293–333, jul. 2015. http://dx.doi.org/10.590/S1414-40772015000200003
DE WIT, Hans. Internationalisation of higher education, an introduction on the why, how and what. In: DE WIT, Hans. (Ed.). An Introduction to Higher Education Internationalisation. Milão: Vita e Pensiero, 2013. p. 13–46.
FEIJÓ, Rosemeri Nunes. A política de internacionalização da pós-graduação no Brasil e a prática dos programas PROEX em Ciências Sociais. 2019. Tese (Doutorado em Políticas Públicas). Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2019. Disponível em: https://lume.ufrgs.br/handle/10183/206460. Acesso em: 28 out. 2020.
FIORIN, José Luiz. Internacionalização da produção científica: a publicação de trabalhos de Ciências Humanas e Sociais em periódicos internacionais. Revista Brasileira de Pós-Graduação, v. 4, n. 8, p. 263–281, dez. 2007. https://doi.org/10.21713/2358-2332.2007.v4.133
FORTES, Rafael. Política científica no Brasil: dilemas em torno da internacionalização e do inglês. Interfaces Brasil/Canadá, v. 16, n. 1, p. 151–190, jan./abr. 2016. Disponível em: <https://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/interfaces/article/view/7660>. Acesso em: 28 out. 2020.
FRADKIN, Chris. The internationalization of Psychology Journals in Brazil: A bibliometric examination based on four indices. Paideia, v. 27, n. 66, p. 7–15, jan./Abr. 2017. https://doi.org/10.1590/1982-43272766201702
FRIGOTTO, Gaudêncio. A produtividade da escola improdutiva. 3ª ed. São Paulo: Cortez Editora, 1986
FRIGOTTO, Gaudêncio. A produtividade da escola improdutiva 30 Anos depois: regressão social e hegemonia às avessas. Revista Trabalho Necessário, v. 13, n. 20, p. 206–233, jun. 2015. https://doi.org/10.22409/tn.13i20.p8619
GAMBA, Estêvão C.; PACKER, Abel Laerte; MENEGHINI, Rogerio. Pathways to Internationalize Brazilian Journals of Psychology. Psicologia: Reflexão e Crítica, v. 28, supl. 1, p. 66–71, 2015. https://doi.org/10.1590/1678-7153.20152840010
GENTILI, Pablo. Três teses sobre a relação trabalho e educação em tempos neoliberais. In: LOMBARDI, José Claudinei; SAVIANI, Demerval.; SANFELICE, José Luís. (Org.). Capitalismo, trabalho e educação. Campinas: Autores Associados, 2002. p. 45-79.
GIBBS, Wayt. Lost Science in the Third World. Scientific American, v. 273, n. 2, p. 92–99, Ago. 1995. DOI: 10.1038/scientificamerican0895-92
KNIGHT, Jane A. Cinco verdades a respeito da internacionalização. Revista Ensino Superior (UNICAMP), n. 69, p. 1–2, 2012. Disponível em: <https://www.revistaensinosuperior.gr.unicamp.br/international-higher-education/cinco-verdades-a-respeito-da-internacionalizacao>. Acesso em: 28 out. 2020.
LIMA, Manolita Correia; MARANHÃO, Carolina Machado Saraiva de Albuquerque. O sistema de educação superior mundial: entre a internacionalização ativa e passiva. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas), v. 14, n. 3, p. 583–610, nov. 2009. http://dx.doi.org/10.1590/S1414-40772009000300004
MARI, Cezar Luiz de. Sociedade do Conhecimento: ideologia acerca da ressignificação do conhecimento. In: Reunião Anual da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd), 2008, Caxambu. Rio de Janeiro, ANPEd, 2008. GT-17: Filosofia da Educação. p. 1-15. Disponível em http://31reuniao.anped.org.br/1trabalho/GT17-4151--Int.pdf. Acesso em: 28 out. 2020.
MARQUES, Fabrício. Experiência encerrada - O programa de intercâmbio Ciência sem Fronteiras, que gastou R$ 13,2 bilhões, a maior parte com bolsas de graduação no exterior, deixa de existir. Pesquisa Fapesp, v. 18, n. 256, p. 20–29, Jun. 2017. Disponível em: <https://revistapesquisa.fapesp.br/2017/06/19/experiencia-encerrada/>. Acesso em 28 out. 2020.
MARRARA, Thiago. Internacionalização da Pós-Graduação: objetivos, formas e avaliação. Revista Brasileira de Pós-Graduação, v. 4, n. 8, p. 245–262, abr. 2007. https://doi.org/10.21713/2358-2332.2007.v4.132
MAUÉS, Olgaíses Cabral. A expansão e a internacionalização da educação superior. 37a REUNIÃO NACIONAL DA ANPEd, 2015, Florianópolis. Rio de Janeiro, ANPEd, 2015. GT-11: Política de Educação Superior. p. 1-17. Disponível em: <http://www.anped.org.br/sites/default/files/trabalho-gt11-3897.pdf>. Acesso em: 28 out. 2020.
MERTON, Robert K. The Matthew effect in science: The reward and communication systems of science are considered. Science, v. 159, n. 3810, p. 56–63, jan. 1968.
MOROSINI, Marília Costa. Internacionalização na produção de conhecimento em IES Brasileiras: cooperação internacional tradicional e cooperação internacional horizontal. Educação em Revista, v. 27, n. 1, p. 93–112, abr. 2011. Disponível em: . Acesso em: 28 out. 2020.
NETO, Antônio Cabral; CASTRO, Alda Maria Duarte Araújo. A Expansão da Pós-Graduação em cenários de globalização: recortes da situação brasileira. Revista Inter Ação, v. 38, n. 2, 2013. https://doi.org/10.5216/ia.v38i2.26108
ORTIZ, Renato. Internationalization of the Social Sciences: a reflection. Sociologies in Dialogue, v. 2, n. 1, p. 31–45, Ago. 2016. Disponível em: <http://diagramaeditorial.com.br/sid/index.php/sid/article/view/21>. Acesso em: 28 out 2020.
PAIVA, Flavia Melville; BRITO, Silvia Helena Andrade de. O papel da avaliação CAPES no processo de internacionalização da Pós-Graduação em Educação no Brasil (2010-2016). Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas), v. 24, n. 2, p. 493–512, 2019. https://doi.org/10.1590/s1414-40772019000200009.
PALHARES, Isabela. Idiomas sem Fronteiras será encerrado pelo MEC. Estadão, São Paulo, 19 Jul. 2019. Disponível em: <https://educacao.estadao.com.br/noticias/geral,idiomas-sem-fronteiras-sera-encerrado-pelo-mec,70002927793>. Acesso em: 29 out. 2020
RAMOS, Milena Yumi. Internacionalização da pós-graduação no Brasil: lógica e mecanismos. Educação e Pesquisa, v. 44, p. 1- 22 Jun. 2017. http://dx.doi.org/10.1590/S1517-9702201706161579
ROCHA, Janes. Entidades científicas entregam carta aos parlamentares com propostas para o Orçamento 2020 para CT&I. Jornal da ciência, São Paulo, 13 Set. 2019. Disponível em: <http://www.jornaldaciencia.org.br/parlamentares-cobram-solucao-emergencial-para-cnpq-e-capes-e-debatem-o-orcamento-de-ct-para-2020/>. Acesso em: 29 out. 2020
SANTIN, Dirce Maria; CAREGNATO, Sônia Elisa. Perfil científico de américa latina y el caribe en los inicios del siglo XXI. Integración y Conocimiento, v. 9, n. 2, p. 84–97, jul. 2020. Disponível em: <https://revistas.unc.edu.ar/index.php/integracionyconocimiento/article/view/29541>. Acesso em: 28 out. 2020.
SBPC. SBPC se manifesta em defesa das Ciências Humanas e Sociais. Jornal da ciência, São Paulo, 26 Abr. 2019. Disponível em: <http://portal.sbpcnet.org.br/noticias/sbpc-se-manifesta-em-defesa-das-ciencias-humanas-e-sociais/>. Acesso em: 29 out. 2020.
SERAFIM, Milena Pavan; DAGNINO, Renato Peixoto. A política científica e tecnológica e as demandas da inclusão social no governo Lula (2003-2006). Organizações & Sociedade, v. 18, n. 58, p. 403–427, Set. 2011. https://doi.org/10.1590/S1984-92302011000300004
SILVA JÚNIOR, João dos Reis da; KATO, Fabíola Bouth Grello. A política de internacionalização da educação superior no plano nacional de pós-graduação (2011-2020). Revista Internacional de Educação Superior, v. 2, n. 1, p. 138–151, 7 Mai. 2016. https://doi.org/10.22348/riesup.v2i1.7543
THIENGO, Lara Carlette. Universidades de classe mundial e o consenso pela excelência: tendências globais e locais. 2018. Tese (Doutorado). Universidade Federal de Santa Catarina, 2018. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/190910. Acesso em: 28 out 2020
VELHO, Léa. Conceitos de Ciência e a Política Científica, Tecnológica e de Inovação. Sociologias, v. 13, n. 26, p. 128–153, jan./abr. 2011. https://doi.org/10.1590/S1517-45222011000100006.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2021 Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
A remessa de originais implica a autorização para publicação e disponibilização on-line sem o pagamento de direitos atorais.
A reprodução de artigos publicados na Avaliação só é permitida com indicação da fonte. Utilização de material publicado para fins comerciais é proibida.