AUTOCONCEITO, AUTO-EFICÁCIA PROFISSIONAL E COMPORTAMENTO EXPLORATÓRIO EM UNIVERSITÁRIOS CONCLUINTES
Palabras clave:
Autoconceito. Auto-eficácia. Comportamento exploratório.Resumen
Este estudo avaliou os níveis de clareza de autoconceito, auto-eficácia e comportamento exploratório em universitários em fase de conclusão de curso. Investigou-se 231 formandos de uma Universidade privada do interior do Rio Grande do Sul, homens e mulheres com idades entre 18 e 30 anos. Resultados apontam que encontrar um emprego na área é o plano da maioria dos jovens após a formatura, embora um percentual relevante (52,8%) já esteja colocado no mercado de trabalho. Houve correlação positiva entre comportamento exploratório, clareza de autoconceito e auto-eficácia, e os dados revelam que estudantes dispostos a engajar-se em atividades acadêmicas ou extracurriculares têm a tendência em ter projetos mais estruturados e expectativas mais realistas diante do mercado de trabalho. Estes resultados indicam que os universitários necessitam de um acompanhamento neste processo de transição, especialmente no âmbito da elaboração de metas e projetos profissionais. Palavras-chave: autoconceito, auto-eficácia, comportamento exploratório.Descargas
Publicado
2010-02-25
Número
Sección
Artigos
Licencia
A remessa de originais implica a autorização para publicação e disponibilização on-line sem o pagamento de direitos atorais.
A reprodução de artigos publicados na Avaliação só é permitida com indicação da fonte. Utilização de material publicado para fins comerciais é proibida.
Cómo citar
AUTOCONCEITO, AUTO-EFICÁCIA PROFISSIONAL E COMPORTAMENTO EXPLORATÓRIO EM UNIVERSITÁRIOS CONCLUINTES. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, Campinas; Sorocaba, SP, v. 15, n. 1, 2010. Disponível em: https://submission.scielo.br/index.php/aval/article/view/24988. Acesso em: 19 apr. 2025.