AUTOCONCEITO, AUTO-EFICÁCIA PROFISSIONAL E COMPORTAMENTO EXPLORATÓRIO EM UNIVERSITÁRIOS CONCLUINTES

Autores/as

  • Raquel Melo Boff Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Marúcia Patta Bardagi Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Palabras clave:

Autoconceito. Auto-eficácia. Comportamento exploratório.

Resumen

Este estudo avaliou os níveis de clareza de autoconceito, auto-eficácia e comportamento exploratório em universitários em fase de conclusão de curso. Investigou-se 231 formandos de uma Universidade privada do interior do Rio Grande do Sul, homens e mulheres com idades entre 18 e 30 anos. Resultados apontam que encontrar um emprego na área é o plano da maioria dos jovens após a formatura, embora um percentual relevante (52,8%) já esteja colocado no mercado de trabalho. Houve correlação positiva entre comportamento exploratório, clareza de autoconceito e auto-eficácia, e os dados revelam que estudantes dispostos a engajar-se em atividades acadêmicas ou extracurriculares têm a tendência em ter projetos mais estruturados e expectativas mais realistas diante do mercado de trabalho. Estes resultados indicam que os universitários necessitam de um acompanhamento neste processo de transição, especialmente no âmbito da elaboração de metas e projetos profissionais. Palavras-chave: autoconceito, auto-eficácia, comportamento exploratório.

Biografía del autor/a

  • Raquel Melo Boff, Universidade Federal do Rio Grande do Sul
    Formada em Psicologia pela Universidade de Caxias do Sul - 2006 e Pós Graduação em Psicoterapia cognitivo comportamental pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - 2009
  • Marúcia Patta Bardagi, Universidade Federal do Rio Grande do Sul
    Graduação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Mestrado e Doutorado e Pós Doutoranda na área de Desenvolvimento de Carreira pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - Orientada pelo Prof. Cláudio Simon Hultz. Professora da Universidade Luterana do Brasil ULBRA - Santa Maria.

Publicado

2010-02-25

Número

Sección

Artigos

Cómo citar

AUTOCONCEITO, AUTO-EFICÁCIA PROFISSIONAL E COMPORTAMENTO EXPLORATÓRIO EM UNIVERSITÁRIOS CONCLUINTES. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, Campinas; Sorocaba, SP, v. 15, n. 1, 2010. Disponível em: https://submission.scielo.br/index.php/aval/article/view/24988. Acesso em: 19 apr. 2025.