O COMUNITÁRIO EM TEMPOS DE PÚBLICO NÃO ESTATAL

Autores/as

  • João Pedro Schmidt UNISC

Palabras clave:

Comunidade. Instituições comunitárias. Público não estatal. Marco legal das comunitárias.

Resumen

Comunidade e comunitário são termos de larga utilização no discurso de organizações, instituições e atores sociais, tanto no passado como no presente, e caracterizam-se pelo seu caráter polissêmico. No caso brasileiro, distintas iniciativas ao longo da história têm invocado o caráter comunitário. Em comum, a auto-referência ao interesse coletivo e o não pertencimento à esfera estatal. A distingui-las, as variadas perspectivas ideológicas, as diferentes formas de relação com o Estado e a sociedade, os modos de organização interna. A mobilização das instituições comunitárias de educação superior no Brasil em favor de um marco legal próprio reforça o discurso comunitário sob o viés do público não estatal. O presente texto aborda as principais experiências do comunitário na educação brasileira e discute o significado do comunitário como público não estatal.

Biografía del autor/a

  • João Pedro Schmidt, UNISC
    Doutor em Ciência Política. Professor do Departamento de Ciências Humanas e do Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC

Publicado

2010-02-25

Número

Sección

Artigos

Cómo citar

O COMUNITÁRIO EM TEMPOS DE PÚBLICO NÃO ESTATAL. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, Campinas; Sorocaba, SP, v. 15, n. 1, 2010. Disponível em: https://submission.scielo.br/index.php/aval/article/view/25036. Acesso em: 19 apr. 2025.