EVASÃO E AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL NO ENSINO SUPERIOR: UMA DISCUSSÃO BIBLIOGRÁFICA

Autores/as

  • Cristiane Aparecida dos Santos Baggi Pontifícia Universidade Católica de Campinas - PUC Campinas
  • Doraci Alves Lopes Pontifícia Universidade Católica de Campinas - PUC Campinas

Palabras clave:

Evasão escolar. Ensino superior. Avaliação institucional.

Resumen

A evasão escolar no ensino superior é um fenômeno complexo e, portanto, não pode ser analisado fora de um contexto histórico mais amplo, pois é reflexo da realidade de níveis anteriores de ensino, influenciando de diversas maneiras para o abandono de um curso superior. A avaliação institucional permeia todos esses processos e pode auxiliar na identificação dos sinais da evasão, reduzindo-a ou mesmo evitando-a. Este artigo analisa a produção teórica que aborda a evasão e a sua relação com a avaliação a partir da Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD) entre 2008-2009. A metodologia baseia-se na pesquisa bibliográfica, denominada estado da arte ou estado do conhecimento, que contribui para a discussão e o mapeamento da produção acadêmica tanto em termos de análise qualitativa, quanto quantitativa. Vimos que a relação entre evasão e avaliação ainda é pouco estudada, sendo mais restrita ainda que a reflexão sobre a evasão no ensino superior.

Biografía del autor/a

  • Cristiane Aparecida dos Santos Baggi, Pontifícia Universidade Católica de Campinas - PUC Campinas
    Programa de Pós-Graduação em Educação PUC-Campinas Grupo de Pesquisa: Qualidade de Ensino Linha de pesquisa: Estudos em Avaliação
  • Doraci Alves Lopes, Pontifícia Universidade Católica de Campinas - PUC Campinas
    Programa de Pós-Graduação em Educação PUC-Campinas Grupo de Pesquisa: Qualidade de Ensino Linha de pesquisa: Estudos em Avaliação

Publicado

2011-04-05

Número

Sección

Artigos

Cómo citar

EVASÃO E AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL NO ENSINO SUPERIOR: UMA DISCUSSÃO BIBLIOGRÁFICA. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, Campinas; Sorocaba, SP, v. 16, n. 2, 2011. Disponível em: https://submission.scielo.br/index.php/aval/article/view/28636. Acesso em: 19 apr. 2025.