REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DOS GESTORES E DOS TÉCNICOS DAS UNIDADES ACADÊMICAS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC) ACERCA DA AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL

Autores/as

  • Wagner Bandeira Andriola Universidade Federal do Ceará
  • Laura Alves de Souza UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ

Palabras clave:

Ensino superior. Avaliação institucional. SINAES. Representação social. Cultura avaliativa.

Resumen

O objetivo desta pesquisa foi analisar a cultura avaliativa na Universidade Federal do Ceará (UFC), tendo como base as representações sociais dos gestores e dos técnico-administrativos das nove unidades acadêmicas dos campi de Fortaleza, que participaram do ciclo de Autoavaliação Institucional 2005/2006. Utilizamos como sujeitos da pesquisa os nove gestores que integram as referidas unidades acadêmicas e uma amostra de trinta e seis técnico-administrativos, quatro em cada unidade. Pela especificidade deste estudo, de natureza exploratória e descritiva, utilizamos o método indutivo, o que nos permitiu uma análise do particular para o geral, ou seja, a realização de inferências sobre as representações específicas de cada sujeito para a realidade da UFC. Como instrumento mais adequado à pesquisa de campo, utilizamos o questionário previamente estruturado. Indagamos sobre o SINAES e a política de avaliação, bem como a participação da comunidade interna no processo de Auto-Avaliação Institucional da UFC. Ao analisar as representações de cada segmento, concluímos que elas têm um caráter específico, não pelo fato de serem subjetivas, mas pela própria dinâmica social das condições nas quais se produzem e reproduzem. As representações dos gestores e técnico-administrativos apresentam especificidades em relação à inserção social e aos interesses inerentes de cada segmento.

Biografía del autor/a

  • Wagner Bandeira Andriola, Universidade Federal do Ceará
    Doutor em Filosofia e Ciências da Educação (Universidad Complutense de Madrid) Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq Coordenador da Comissão Própria de Avaliação (CPA/UFC)
  • Laura Alves de Souza, UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ
    Mestra em gestão da Educação Superior (POLEDUC/UFC). Servidora técnico-administrativa do Centro de Humanidades (CH/UFC) Componente da Comissão Própria de Avaliação (CPA/UFC)

Publicado

2010-08-25

Número

Sección

Artigos

Cómo citar

REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DOS GESTORES E DOS TÉCNICOS DAS UNIDADES ACADÊMICAS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC) ACERCA DA AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, Campinas; Sorocaba, SP, v. 15, n. 2, 2010. Disponível em: https://submission.scielo.br/index.php/aval/article/view/29468. Acesso em: 29 apr. 2025.