DIFERENÇAS ENTRE GÊNERO E PERFIL SÓCIO-ECONÔMICO NO EXAME NACIONAL DE DESEMPENHO DO ESTUDANTE

Autores/as

  • Marjorie Cristina Rocha da Silva Universidade São Francisco
  • Claudette Maria Medeiros Vendramini Universidade São Francisco
  • Fernanda Luzia Lopes Universidade São Francisco

Palabras clave:

Avaliação educacional. Ensino superior. Aptidão

Resumen

No contexto atual da educação, o estudo de variáveis relacionadas às diferenças de gênero em estudantes do ensino superior contribui para a compreensão de variáveis associadas ao desempenho acadêmico bem sucedido. Assim, esta pesquisa objetivou verificar em que medida o desempenho dos estudantes no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes – ENADE, do Brasil, variou segundo gênero, e variáveis socioeconômicas. Foram utilizados dados de 147.600 ingressantes e 129.876 concluintes de diversos cursos de graduação que fizeram o ENADE em 2005, selecionados por amostragem aleatória estratificada. Os estudantes responderam a 110 questões sobre o seu perfil socioeconômico e cultural. Os homens obtiveram desempenho médio significativamente maior que as mulheres, nos dois componentes, formação geral e conhecimentos específicos, nos cursos de Matemática, Letras, Biologia, História, Geografia e Filosofia. Observou-se certa tendência de modificação ou até inversão de papéis em áreas reconhecidas tradicionalmente como estereotipadas, o que pode estar refletindo no processo de ensino e relações sociais estabelecidas entre colegas e professores.

Biografía del autor/a

  • Marjorie Cristina Rocha da Silva, Universidade São Francisco
    Doutoranda em Psicologia pelo Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu da Universidade São Francisco, Itatiba/ SP, Brasil. Bolsista CAPES/Observatório da Educação
  • Claudette Maria Medeiros Vendramini, Universidade São Francisco
    Docente da graduação em Psicologia e pesquisadora do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia da Universidade São Francisco, Itatiba/ SP, Brasil
  • Fernanda Luzia Lopes, Universidade São Francisco
    Mestranda em Psicologia pelo Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu da Universidade São Francisco, Itatiba/ SP, Brasil

Publicado

2010-09-21

Número

Sección

Artigos

Cómo citar

DIFERENÇAS ENTRE GÊNERO E PERFIL SÓCIO-ECONÔMICO NO EXAME NACIONAL DE DESEMPENHO DO ESTUDANTE. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, Campinas; Sorocaba, SP, v. 15, n. 3, 2010. Disponível em: https://submission.scielo.br/index.php/aval/article/view/35745. Acesso em: 19 apr. 2025.