DA UNIVERSIDADE AUTÔNOMA AO ENSINO SUPERIOR OPERACIONAL: CONSIDERAÇÕES SOBRE A CRISE DA UNIVERSIDADE E A CRISE DO ESTADO NACIONAL

Autores/as

  • Luís Antonio Groppo Unisal

Palabras clave:

Universidade. Autonomia universitária. Sistemas institucionais de ensino superior. Estado Nacional. Globalização. Universidade operacional.

Resumen

Resgatando a relação entre o Estado nacional e a universidade moderna, comenta-se sobre a criação do mito-realidade da nação em consonância com o mito-realidade da universidade- instituição, a qual estaria destinada a pensar sua nação e sua época de modo autônomo. Após apresentar as crises da universidade – de hegemonia, de legitimidade e institucional – o artigo busca relacionar a mais séria destas crises, a institucional, que ameaça tornar a universidade-instituição autônoma em universidade operacional, com a crise daquele Estado nacional, no contexto da globalização do capital. Finda apresentando os principais contornos da crise institucional da universidade no Brasil contemporâneo.

Biografía del autor/a

  • Luís Antonio Groppo, Unisal
    Professor do Programa de Mestrado em Educação do Unisal (Centro Universitário Salesiano de São Paulo), Unidade Americana. Professor do Centro Universitário Adventista de São Paulo (Unasp), Engenheiro Coelho/SP. Pesquisador do CNPq. Doutor em Ciências Sociais e Mestre em Sociologia pela Unicamp (Universidade Estadual de Campinas). Autor de, entre outros, Autogestão, universidade e movimento estudantil (Autores Associados, 2006) e Uma onda mundial de revoltas: movimentos estudantis de 1968 (Editora da Unimep, 2005).

Publicado

2010-12-08

Número

Sección

Artigos

Cómo citar

DA UNIVERSIDADE AUTÔNOMA AO ENSINO SUPERIOR OPERACIONAL: CONSIDERAÇÕES SOBRE A CRISE DA UNIVERSIDADE E A CRISE DO ESTADO NACIONAL. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, Campinas; Sorocaba, SP, v. 16, n. 1, 2010. Disponível em: https://submission.scielo.br/index.php/aval/article/view/36314. Acesso em: 9 may. 2025.