O DESAFIO DA AVALIAÇÃO DE EQUIPES DE ALTA CAPACITAÇÃO E AUTONOMIA: O CASO DO CREDENCIAMENTO DE DOCENTES NA PÓS-GRADUAÇÃO

Autores/as

  • Otavio Prospero Sanchez Fundação Getulio Vargas - FGV-EAESP
  • Lucia Helena Aponi Sanchez Universidade Bandeirante de São Paulo

Palabras clave:

Avaliação de docentes. Pós-graduação

Resumen

A avaliação de equipes de alta capacitação e autonomia representa tradicionalmente um grande desafio para os gestores das organizações. Em particular, quando a estratégia da organização demanda o realinhamento da equipe, o sucesso da iniciativa pode não ser facilmente atingido mesmo que os gestores disponham de alto poder coercitivo, uma vez que os processos são executados com autonomia pela equipe, tornando difícil a efetiva monitorização e controle, dificuldade que se potencializa pela alta capacitação dos membros da equipe. Adicionalmente, o emprego do poder coercitivo pode ter o reflexo negativo da queda do desempenho pelas reações individuais ou articuladas, típicas da resistência à mudança. Consequentemente, o comprometimento dos membros de uma equipe de alta capacitação e autonomia pode requerer o uso de técnicas que atendam a necessidades individuais como a manutenção do nível de reconhecimento prévio junto ao grupo. Este trabalho trata da apresentação de técnica que simultaneamente permite objetivar o alinhamento da equipe e promover o reforço de percepções importantes para o comprometimento de indivíduos com esse perfil tais como reputação, autonomia e estabilidade, que contribuem para o sucesso em ações que alinhem indivíduos aos objetivos da organização, reduzindo a resistência à mudança. O trabalho discorre sobre os aspectos teóricos da tensão gerada pela necessidade de alinhamento de uma equipe com essas características e as implicações no nível do indivíduo, apresentando em seguida uma proposta de condução dessa situação conduzida com base no método de pesquisa-ação em um programa de pós-graduação stricto-sensu no Brasil.

Biografía del autor/a

  • Otavio Prospero Sanchez, Fundação Getulio Vargas - FGV-EAESP
    Doutor e Mestre em Administração de Empresas pela Fundação Getulio Vargas FGV-EAESP, com pós-graduação em Finanças Corporativas pela FGV-EAESP e graduações em Engenharia de Produção e Engenharia Eletrônica. Atualmente é professor do Programa de Mestrado e Doutorado em Administração da FGV-EAESP e do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Metodista de São Paulo. Seus interesses de pesquisa envolvem a análise dos efeitos do uso da tecnologia, especialmente no que se refere à sua relação com o desempenho e efetividade das organizações, grupos e indivíduos. Sua abordagem metodológica preferencial consiste de um espectro variado de abordagens quantitativas, especialmente a aplicação de técnicas econométricas com dados em painel, embora tenha experiência na elaboração de estudos de caso. É parecerista dos periódicos MIS Quarterly - MISQ, Journal of Management Information Systems - JMIS, The Journal os Strategic Information Systems - JSIS, Information Systems Management - ISM, International Journal of Electronic Commerce - IJEC, Brazilian Administration Review - BAR, Revista de Administração Contemporânea RAC e Revista de Administração de Empresas - RAE, além de várias edições do International Congress on Information Systems - ICIS e do Academy of Management - AOM. É membro da divisão OCIS - Organizational Communication and Information Systems da AOM - Academy of Management. Atualmente é editor da Revista Organizações em Contexto - ROC e editor científico da Revista de Administração de Empresas - RAE-e.
  • Lucia Helena Aponi Sanchez, Universidade Bandeirante de São Paulo
    Doutora em Comunicação Social - Processos Comunicacionais, especificamente na área Organizacional pela UMESP (2006), possui Mestrado em Comunicação Científica e Tecnológica pela Universidade Metodista de São Paulo (1997). Graduada em Comunicação Social, sendo Bacharel em Relações Públicas pelo Instituto Metodista de Ensino Superior (1983). Atualmente é Presidente do Conselho de Ensino a Distância da Universidade Bandeirante de São Paulo, atuando como Gestora do Núcleo de Educação a Distância. Especialista em Educação a Distância - projetos e implantação. Capacitação Docente e Tutoria para EAD; Designer Instrucional e Planejamento Pedagógico, Cursos e Disciplinas para EAD. Criação, roteirização e produção de Vídeos Aulas e Teleaulas. É professora convidada da Universidade Metodista de São Paulo para os cursos de Pós-Graduação - Lato-Sensu e atua como Consultora Organizacional com experiência nas áreas de Diagnósticos Organizacionais, Comunicação, Atendimento, Endomarketing e Serviços.

Publicado

2010-12-08

Número

Sección

Artigos

Cómo citar

O DESAFIO DA AVALIAÇÃO DE EQUIPES DE ALTA CAPACITAÇÃO E AUTONOMIA: O CASO DO CREDENCIAMENTO DE DOCENTES NA PÓS-GRADUAÇÃO. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, Campinas; Sorocaba, SP, v. 16, n. 1, 2010. Disponível em: https://submission.scielo.br/index.php/aval/article/view/36568. Acesso em: 9 may. 2025.