PROGRAMA DE FORMAÇÃO CONTINUADA PARA DOCENTES DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: UM ESTUDO AVALIATIVO A PARTIR DOS RESULTADOS DE UMA TESE

Authors

  • Sueli Petry da Luz UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAÍ
  • Newton César Balzan PUC- CAMPINAS

Keywords:

Avaliação. Docente. Formação continuada. Ensino superior.

Abstract

O objetivo deste artigo é apresentar considerações avaliativas sobre os resultados de uma tese de doutorado intitulada “Programa de Formação Continuada para Docentes do Ensino Superior: um estudo de caso”, desenvolvida na Universidade do Vale do Itajaí – UNIVALI, Itajaí, Santa Catarina, e apresentada na Faculdade de Educação, da Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP, em Campinas, Estado de São Paulo, em novembro de 2007. A metodologia utilizada na pesquisa foi um estudo de caso, por meio de narrativa. O plano de desenvolvimento do artigo está dividido em quatro partes. A primeira contextualiza a instituição e o referido Programa em sua primeira edição. A segunda apresenta a metodologia e a análise dos dados da pesquisa. A terceira parte aborda os resultados do estudo de caso. A quarta parte avalia os resultados alcançados. Ao final, efetuam-se considerações que sinalizam para a importância da continuidade de estudos, em favor do estado da arte sobre formação continuada para docentes do ensino superior, que objetive caracterizar a identidade e profissionalidade docente, em nível nacional, principalmente a partir dos saberes e fazeres desses programas.

Author Biographies

  • Sueli Petry da Luz, UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAÍ
    Doutora em Educação pela UNICAMP (SP), Membro do GEPES - Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Superior, Professora da UNIVALI - Universidade do Vale do Itajaí, Itajaí - SC. E-mail: petryluz@univali.br.
  • Newton César Balzan, PUC- CAMPINAS
    Pós- Doutorado - Boston University, USA; Professor titular junto à Faculdade de Educação - PUC de Campinas (SP); Professor Colaborador junto à Faculdade de Educação - UNICAMP; Assessor da Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD), PUC-Campinas; Pesquisador Sênior- CNPq; Consultor Ad-Hoc: UNESP, FAPESP, FAEP-UNICAMP. E-mail: nbalzan@uol.com.br.

Published

2011-12-05

Issue

Section

Artigo

How to Cite

PROGRAMA DE FORMAÇÃO CONTINUADA PARA DOCENTES DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: UM ESTUDO AVALIATIVO A PARTIR DOS RESULTADOS DE UMA TESE. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, Campinas; Sorocaba, SP, v. 17, n. 1, 2011. Disponível em: https://submission.scielo.br/index.php/aval/article/view/41281. Acesso em: 19 apr. 2025.