Análise dos indicadores de gestão das IFES em relação ao desempenho dos alunos no ENADE.

Autores/as

  • Glauber de Castro Barbosa Universidade de Brasília (UnB)
  • Fátima de Souza Freire Universidade de Brasília (UnB)
  • Vicente Lima Crisóstomo Universidade Federal do Ceará (UFC)

Palabras clave:

IFES. Indicadores de gestão. ENADE.

Resumen

As Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) são avaliadas por meio de indicadores de gestão propostos pelo Tribunal de Contas da União (TCU). Enquanto isso, os alunos de graduação são avaliados através do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE). Os indicadores são ferramentas importantes para a gestão das IFES, pois permite mensurar a eficiência. O objetivo do trabalho foi analisar possíveis relações entre indicadores de gestão e resultados no ENADE. Analisou-se os indicadores de 52 IFES no período de 2006 a 2008. A estimação de modelos nos quais o desempenho discente figura como variável dependente mostrou que, de fato, alguns indicadores parecem ser capazes de influenciar o desempenho discente medido pelo ENADE. Este é o caso do custo por aluno que apresentou um efeito positivo sobre o desempenho discente.

Biografía del autor/a

  • Glauber de Castro Barbosa, Universidade de Brasília (UnB)
    Graduado em Ciências Contábeis pela Universidade de Brasília, Especialista em Gestão Pública e atualmente é mestrando do Programa Multiinstitucional e Inter-regional de Pós-graduação em Ciência Contábeis UnB/UFPB/UFRN. Atualmente é Servidor da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) exercendo o cargo de Analista em Ciência e Tecnologia.
  • Fátima de Souza Freire, Universidade de Brasília (UnB)
    Professora Associada do Departamento de Ciências Contábeis e Atuárias (CCA) da Universidade de Brasília (UnB), Doutora e Mestre em Economia pela Université des Sciences Sociales de Toulouse I, França, Bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Ceará.
  • Vicente Lima Crisóstomo, Universidade Federal do Ceará (UFC)
    Professor do Departamento de Ciências Contábeis da Universidade Federal do Ceará. Doutor em Economia Financeira pela Universidade de Valladolid/Espanha, Mestre em Ciências da Computação pela Universidade Federal de Santa Catarina e Graduado em Ciências Contábeis e Ciências da Computação pela Universidade Federal do Ceará.

Publicado

2011-04-05

Número

Sección

Artigos

Cómo citar

Análise dos indicadores de gestão das IFES em relação ao desempenho dos alunos no ENADE. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, Campinas; Sorocaba, SP, v. 16, n. 2, 2011. Disponível em: https://submission.scielo.br/index.php/aval/article/view/42336. Acesso em: 19 apr. 2025.