AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR NO BRASIL E PORTUGAL - Homogeneização ou diferenciação?

Autores/as

  • Antonio Alberto da Silva Monteiro de Freitas Universidade Federal da Bahia- UFBA Diretor da Faculdade Social da Bahia

Palabras clave:

Avaliação da educação superior no Brasil. Avaliação da educação superior em Portugal. Sistemas de avaliação português e brasileiro.

Resumen

Sob o ponto de vista teórico há uma forte tensão entre duas tendências internacionais de avaliação: homogeneização e diferenciação, que parecem conter contradições entre si e que fazem parte dos sistemas de avaliação da Educação Superior adotados em diversos países. A compreensão da relação entre as duas tendências internacionais é muito importante, principalmente quando essa relação é analisada não só teoricamente, mas também na prática avaliativa de dois sistemas nacionais de avaliação da Educação Superior de dois países – Brasil e Portugal – que têm percorrido caminhos diferentes, mas que também têm afinidades e pontos em comum em relação a essa temática. O objetivo principal desta pesquisa é analisar e comparar os sistemas de avaliação da Educação Superior dos dois países, identificando possíveis pontos de confluência e de antagonismo, principalmente em relação às características de universalidade e especificidade das práticas avaliativas. Para fazer essa análise, optou-se pela pesquisa bibliográfica e técnica de recolha de dados empíricos de natureza qualitativa e de planejamento relativamente aberto e flexível, utilizando a entrevista semiestruturada. A população de respondentes foi construída por dezoito pessoas (nove do Brasil e nove de Portugal) e foi utilizada a metodologia de estudo de caso para estabelecer entre os dois sistemas de avaliação parâmetros de similaridades e diferenças, considerando as categorias de análise selecionadas para este fim. Os principais resultados da pesquisa revelam que a avaliação padronizada e estandardizada é que foi sendo gradualmente apontada como um instrumento importante para a implementação da agenda educacional dos dois países, em detrimento da valorização das diferenciações institucionais.

Biografía del autor/a

  • Antonio Alberto da Silva Monteiro de Freitas, Universidade Federal da Bahia- UFBA Diretor da Faculdade Social da Bahia
    Possui graduação em Letras pela Universidade Federal da Bahia (1985), graduação em Pedagogia Hab Sup e Orientação Educacional e Adm pela Universidade Católica do Salvador (1986), especialização Latu Sensu em Administração Escolar pela Universidade de Pernambuco(UNICAP), mestrado em Educação pela Universidade Federal da Bahia (2003) e doutorado em Educação pela Universidade Federal da Bahia (2011). Atualmente é Diretor da Faculdade Social da Bahia e Conselheiro Fiscal da Associação Baiana de Mantenedoras do Ensino Superior. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação e Gestão, atuando principalmente nos seguintes temas: Educacao, Ensino Superior, Avaliação.

Publicado

2011-12-05

Número

Sección

Artigos

Cómo citar

AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR NO BRASIL E PORTUGAL - Homogeneização ou diferenciação?. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, Campinas; Sorocaba, SP, v. 17, n. 1, 2011. Disponível em: https://submission.scielo.br/index.php/aval/article/view/56763. Acesso em: 19 apr. 2025.