CONSTRUÇÃO DE INSTRUMENTO PARA AVALIAÇÃO DE CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO

Autores/as

  • Gabriel Vidor Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Flávio Sanson Fogliatto
  • Carla ten Caten

Palabras clave:

Gestão de ensino superior, Instrumento de avaliação, Análise fatorial

Resumen

Este artigo tem como objetivo propor um método para avaliar cursos de pós-graduação em Instituições de Ensino Superior (IES). O método busca identificar, através de um questionário, critérios inibidores da qualidade e promotores da qualidade em cursos de pós-graduação. Critérios significativos nos dois blocos são identificados através de uma Análise Fatorial. Em um segundo passo, esses critérios são contemplados através de ações que atendem as demandas identificadas. O método proposto é ilustrado através de um estudo de caso. Ao final do estudo pode-se constatar a eficiência da Análise Fatorial como técnica auxiliar à tomada de decisão por parte da IES.

Publicado

2012-12-11

Número

Sección

Artigos

Cómo citar

CONSTRUÇÃO DE INSTRUMENTO PARA AVALIAÇÃO DE CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, Campinas; Sorocaba, SP, v. 18, n. 1, 2012. Disponível em: https://submission.scielo.br/index.php/aval/article/view/59289. Acesso em: 19 apr. 2025.