A AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL NO PROCESSO DE TOMADA DE DECISÃO EM IES: ESTUDO DE CASO DAS FACULDADES SENAC/SC

Authors

  • Elita Grosch Maba Faculdade SENAC Blumenau (SC)
  • Sidnei Vieira Marinho Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)

Keywords:

Autoavaliação Institucional. Tomada de Decisão. Qualidade. Educação Tecnológica.

Abstract

O presente artigo pretende demonstrar em seu contexto a relação existente entre o sistema de autoavaliação institucional e o processo de tomada de decisão, especificamente nas Faculdades de Tecnologia pertencentes à Administração Regional do SENAC-SC. Utilizando uma amostra intencional desse universo, o estudo, realizado em 2010, é caracterizado como descritivo-exploratório, do tipo quali-quantitativo, mediante a aplicação de uma pesquisa bibliográfico-documental, configurada como um estudo multicaso. Nas seis unidades investigadas, foram entrevistados: o diretor da unidade e os coordenadores de áreas (Núcleo Relações com o Mercado, Núcleo Administrativo Financeiro e Núcleos Educacional Básico e do Ensino Superior), aplicando-se um questionário estruturado com questões abertas e fechadas permitindo a avaliação de aspectos objetivos e quantificáveis e subjetivo-discursivos. Os resultados apontam para a autoavaliação institucional como facilitadora do processo decisório, provendo informações que permitem avaliar determinada situação e corrigi-la ou mantê-la. Adicionalmente, identificam os pontos fortes e fracos da IES e que melhoram a qualidade das decisões estratégicas, o que confirma a existência da relação pressuposta acima, bem como a importância do processo de autoavaliação institucional. Mostram, ainda, a necessidade de revisão da estrutura visando aprimorar a apropriação dos dados levantados pela autoavaliação e aplicados como suporte no processo de tomada de decisão das instituições do universo analisado. Por fim, a hipótese de pesquisa, em base a esses resultados, acabou sendo validada, ratificando tal relação.

Author Biography

  • Sidnei Vieira Marinho, Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)
    Graduado em Engenharia de Produção Mecânica pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Mestre em Engenharia de Produção e Sistemas pela UFSC. Doutor em Engenharia de Produção pela UFSC. Professor da Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI) desde 2000 no curso de graduação em Administração, lecionado as seguintes disciplinas: Matemática Financeira, Avaliação de Investimentos, Administração de Serviços II, Tópicos Emergentes em Administração e Gestão de Custos e Professor do Mestrado em Administração. Responsável pelo Setor de Atividades da Pró Reitoria de Pesquisa, Pós Graduação, Extensão e Cultura (ProPPEC) da UNIVALI Grande Florianópolis. Membro do Grupo de Engenharia e Análise do Valor (GAV) da Engenharia de Produção da UFSC. É professor colaborador da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) no curso de Engenharia de Produção na disciplina de Gestão de Custos. Editor da Revista Alcance (UNIVALI/SC). Pesquisador do Grupo de Estudos em Estratégia e Performance (GEEP).

Published

2012-05-24

Issue

Section

Artigo

How to Cite

A AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL NO PROCESSO DE TOMADA DE DECISÃO EM IES: ESTUDO DE CASO DAS FACULDADES SENAC/SC. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, Campinas; Sorocaba, SP, v. 17, n. 2, 2012. Disponível em: https://submission.scielo.br/index.php/aval/article/view/65723. Acesso em: 19 apr. 2025.