ANÁLISE DE EVASÃO NO ENSINO SUPERIOR: UMA PROPOSTA DE DIAGNÓSTICO DE SEUS DETERMINANTES

Autores/as

  • Glauco Peres da Silva Centro Universitário FECAP CEM / CEBRAP CEPESP / FGV - SP

Palabras clave:

Evasão, Ensiino Superior, Ensino Privado, Duration

Resumen

A evasão do ensino superior brasileiro ainda é um fenômeno pouco explorado pela literatura acadêmica. A pesquisa existente se divide em dois grupos: um busca entendê-la de maneira sistêmica (Leon e Menezes-Filho, 2002; Silva Filho et al., 2007) e outro, trata apenas de universidades públicas (Cunha et al., 2001; Andriola et al., 2006). Ademais, questões metodológicas impedem a generalização dos resultados e sua aplicação em casos específicos. Este trabalho visa avançar sobre a necessidade de estabelecer estratégias para conter a evasão (Tinto, 1993), tendo como objeto uma instituição de ensino privada, a partir de sua base de dados de acompanhamento discente. Este procedimento torna a metodologia replicável com baixo custo. O objetivo é verificar quais variáveis observáveis influenciam a decisão discente de evadir. Os dados utilizados abrangem o período de 2006 a 2009 e, a partir de um modelo de duration, tem-se que a reprovação, o aumento nas mensalidades, a pendência nos pagamentos, o aumento na idade relativa e o sexo aumentam as chances de evasão. Por outro lado, percentual concluído do curso, a ausência de renda pessoal, a nota de português no processo seletivo, a participação no programa de nivelamento, a nota intermediária e a bolsa do Prouni reduzem as chances de desistência durante a graduação. Estes fatores devem ser vistos como influências sobre a evasão e não como sua causa, mas proporcionam condições de adotar medidas que reduzam a ocorrência deste fenômeno.

Biografía del autor/a

  • Glauco Peres da Silva, Centro Universitário FECAP CEM / CEBRAP CEPESP / FGV - SP
    Possui graduação em Economia pela Universidade de São Paulo (1999), mestrado em Economia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2002) e doutorado em Administração Pública e Governo pela Fundação Getulio Vargas - SP (2009) com o sanduíche no Massachussets Institute of Technology (MIT). Foi por sete anos coordenador de cursos de graduação de Economia e Relações Internacionais da Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado. Atualmente, atua como professor do Mestrado Profissionalizante em Administração e dos Cursos de Graduação desta mesma Instituição. Também é pesquisador do Centro de Estudos em Política e Economia do Setor Público (CEPESP) da FGV/SP e do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (Cebrap).

Publicado

2013-04-09

Número

Sección

Artigos

Cómo citar

ANÁLISE DE EVASÃO NO ENSINO SUPERIOR: UMA PROPOSTA DE DIAGNÓSTICO DE SEUS DETERMINANTES. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, Campinas; Sorocaba, SP, v. 18, n. 2, 2013. Disponível em: https://submission.scielo.br/index.php/aval/article/view/73988. Acesso em: 19 apr. 2025.