POLÍTICAS DE AVALIAÇÃO E REGULAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR BRASILEIRA: PERCEPÇÕES DE COORDENADORES DE LICENCIATURAS NO DISTRITO FEDERAL

Authors

  • Ana Paula de Matos Oliveira Universidade de Brasilia
  • Valdinei Costa Souza Universidade de Brasília
  • José Vieira de Sousa Universidade de Brasília
  • Érica Pâmela Goulart Tavares Universidade de Brasilia

Keywords:

Sinaes. Avaliação. Regulação. Educação superior.

Abstract

O artigo analisa as percepções dos coordenadores acadêmicos de cursos de licenciaturas ofertados no Distrito Federal sobre o SINAES, na busca de desvelar como ocorre a prática da avaliação e regulação no universo pesquisado, apontando aproximações e afastamentos entre as concepções e diretrizes de avaliação e regulação da educação superior do Brasil em relação ao cotidiano das instituições pesquisadas. Para tanto, discute a relação entre a avaliação e a regulação exercida pelo Estado na educação superior em âmbito mundial, bem como desenvolvimento da política de avaliação da educação superior no país, nas últimas duas décadas. Como resultado, aponta de que forma os processos avaliativos se revertem em emancipação ou submissão acadêmico-administrativa nas IES pesquisadas.

Author Biographies

  • Ana Paula de Matos Oliveira, Universidade de Brasilia
    Mestre em Educação – Universidade de Brasília (Unb) e membro do Grupo de Estudos de Avaliação da Educação Superior (Gepaes).
  • Valdinei Costa Souza, Universidade de Brasília
    Mestre em Administração. Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Brasília na linha de Política e Gestão da Educação Superior e membro do Gepaes.
  • José Vieira de Sousa, Universidade de Brasília
    Doutor em Sociologia. Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Brasília, com atuação na linha de Política e Gestão da Educação Superior, com ênfase em avaliação institucional. Coordenador Geral do Gepaes.
  • Érica Pâmela Goulart Tavares, Universidade de Brasilia
    Pedagoga pela Universidade de Brasília e membro do Gepaes.

Published

2013-09-02

Issue

Section

Artigo

How to Cite

POLÍTICAS DE AVALIAÇÃO E REGULAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR BRASILEIRA: PERCEPÇÕES DE COORDENADORES DE LICENCIATURAS NO DISTRITO FEDERAL. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, Campinas; Sorocaba, SP, v. 18, n. 3, 2013. Disponível em: https://submission.scielo.br/index.php/aval/article/view/77521. Acesso em: 19 apr. 2025.