AVALIAÇÃO DA AVALIAÇÃO DA PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO DO BRASIL: QUANTA VERDADE É SUPORTÁVEl?

Autores/as

  • Amarildo Luiz Trevisan Universidade Federal de Santa Maria - UFSM/RS.
  • Catia Piccolo Viero Devechi
  • Evandro Dotto Dias

Palabras clave:

Filosofia da educação avaliação. Pós-graduação em Educação. Justificação. Verdade.

Resumen

O sistema de avaliação dos programas de pós-graduação em Educação no Brasil vem sofrendo muitos questionamentos desde a sua origem. São muitas controvérsias que apontam para a queda no argumento de que tal sistema se justifica pela busca da excelência. Por trás desse discurso aparentemente convincente, escondem-se os seus efeitos ao longo dos últimos 40 anos: a grande concentração dos programas nas regiões centro-sul do país, tanto em nível de quantidade quanto de qualidade, além da desconsideração com a avaliação dos alunos pelo sistema. Diante disso têm-se levantado diversas dúvidas, entre elas podemos aduzir as preocupações emergentes do âmbito da Filosofia da Educação. A pergunta é se o problema não estaria na epistemologia de base subjetiva (justificação ideal) a que o sistema está ancorado, com pouca referência à verdade do mundo objetivo, tanto da realidade geográfica do país quanto da aprendizagem dos alunos. Para discutir a justificativa do sistema pela busca da excelência e a sua legitimidade prática, a proposta deste artigo se baseia nos aportes da obra Verdade e Justificação, do filósofo alemão Jürgen Habermas.

Biografía del autor/a

  • Amarildo Luiz Trevisan, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM/RS.
    AMARILDO LUIZ TREVISAN, doutor em educação pela Universidade Federal Rio Grande do Sul, é professor do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e pesquisador do CNPq. Publicações recentes: TREVISAN, A. L. . Dois Rapazes Teimosos: A Formação nas Figuras do Espírito. Educação (PUCRS. Impresso), v. 34, p. 42-48, 2011; TREVISAN, A. L. ; ROSSATTO, Noeli D . Reificação e Reconhecimento: Reflexões para a Pesquisas em Educação. Linhas Críticas (UnB), v. 16, p. 275-286, 2010; TREVISAN, A. L. (Org.) ; TOMAZETTI, Elisete (Org.) ; ROSSATTO, Noeli D (Org.) . Diferença, Cultura e Educação. 1. ed. Porto Alegre: RS: Editora Sulina, 2010. v. 1. 423 p. Pesquisa em andamento; “Teoria e prática da formação no reconhecimento do outro” (financiada pelo CNPq). E-mail: amarildoluiz@terra.com.br

Publicado

2013-04-16

Número

Sección

Artigos

Cómo citar

AVALIAÇÃO DA AVALIAÇÃO DA PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO DO BRASIL: QUANTA VERDADE É SUPORTÁVEl?. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, Campinas; Sorocaba, SP, v. 18, n. 2, 2013. Disponível em: https://submission.scielo.br/index.php/aval/article/view/77795. Acesso em: 19 apr. 2025.