UMA ABORDAGEM À AVALIAÇÃO DAS APRENDIZAGENS NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES NO CONTEXTO DE BOLONHA
Palabras clave:
Ensino superior. Formação incial de professores. Avaliação das aprendizagens.Resumen
Com o Processo de Bolonha no ensino superior europeu, o ensino centra-se na aprendizagem e no trabalho autónomos dos futuros professores do 1º ciclo do ensino básico, de que decorre a necessidade da prática da avaliação formativa dos seus diferentes percursos de aprendizagem. Com a finalidade de caraterizarmos as práticas de avaliação das aprendizagens de futuros professores do 1º ciclo do ensino básico, fizemos uma análise dos pontos sobre a avaliação das aprendizagens dos programas das unidades curriculares dos cursos de 2º ciclo de formação daqueles professores da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. Foi-nos possível concluir que as práticas de avaliação programadas são, sobretudo, de natureza sumativa, apesar de nalgumas unidades curriculares se encontrarem alguns elementos da prática da avaliação formativa.Descargas
Publicado
2013-09-02
Número
Sección
Artigos
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UMA ABORDAGEM À AVALIAÇÃO DAS APRENDIZAGENS NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES NO CONTEXTO DE BOLONHA. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, Campinas; Sorocaba, SP, v. 18, n. 3, 2013. Disponível em: https://submission.scielo.br/index.php/aval/article/view/84997. Acesso em: 19 apr. 2025.