O EVOLUCIONISMO ECONÔMICO NA PÓS-GRADUAÇÃO BRASILEIRA: UMA ANÁLISE A PARTIR DA ÓTICA DA EDUCAÇÃO

Autores/as

  • Evandro Dotto Dias Universidade Federal de Santa Maria - UFSM
  • Rodrigo Rorato Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

Palabras clave:

Desenvolvimento Econômico e Progresso (Tecnológico). Pesquisa Acadêmica. (Trans)formação do sujeito.

Resumen

As transformações proporcionadas pela globalização da economia influenciaram a pós-graduação brasileira, onde a pesquisa acadêmica passou a ocupar um ponto estratégico no Plano Nacional de Pós-Graduação (PNPG, 2011-2020), sendo considerada como uma poderosa ferramenta para o desenvolvimento econômico do país. Essa visão desenvolvimentista vai ao encontro da escola do pensamento econômico neoschumpeteriana (evolucionista), que preconiza a conjugação do conhecimento e aprendizado, com o estímulo à Pesquisa e Desenvolvimento (P&D), como fundamental à geração de inovações no sistema produtivo, e logo ao progresso tecnológico das nações. Diante desse contexto, este artigo apresenta uma análise crítica a essa formatação (economicista) presente no sistema de avaliação da pós-graduação brasileira, com base na concepção teórica de expoentes clássicos e contemporâneos da área de educação. Com isso, verificou-se a reificação do conhecimento e a (trans)formação do sujeito (docente-pesquisador), como um agente empreendedor, em detrimento de sua essência social, de sua consciência-de-si e da educação como um todo, dentro de um espectro in vivo, segundo a visão hegeliana. Além disso, constatou-se a pouca relevância dos demais pilares universitários, como ensino e extensão, com o direcionamento das políticas estatais para o fomento à pesquisa acadêmica voltada ao desenvolvimento econômico e à formação de produto(s) e produtor(es).

Biografía del autor/a

  • Evandro Dotto Dias, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM
    Assistente de Planejamento, Controle e Tecnologia do Departamento de Registro e Controle Acadêmico da Universidade Federal de Santa Maria. Mestrado em Engenharia de Produção: Gerência de Produção, nesta Instituição, possui experiência na área de administração pública.
  • Rodrigo Rorato, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM
    Possui mestrado em Engenharia de Produção e graduação em Administração de Empresas, ambos pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), atuando principalmente na seguinte área: Gerência da Produção, com ênfase em engenharia econômica, gestão de projetos, pesquisa operacional e economia industrial. Atualmente, exerce atividades profissionais junto à UFSM, como servidor técnico-administrativo, sendo que também possui experiência profissional na iniciativa privada, aonde atuou junto à administração financeira em empresa de grande porte.

Publicado

2013-11-26

Número

Sección

Artigos

Cómo citar

O EVOLUCIONISMO ECONÔMICO NA PÓS-GRADUAÇÃO BRASILEIRA: UMA ANÁLISE A PARTIR DA ÓTICA DA EDUCAÇÃO. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, Campinas; Sorocaba, SP, v. 19, n. 1, 2013. Disponível em: https://submission.scielo.br/index.php/aval/article/view/94692. Acesso em: 19 apr. 2025.