ESTILOS DE APRENDIZAGEM: UM ESTUDO COMPARATIVO

Autores/as

  • Camila da Silva Schmitt Universidade Regional de Blumenau - FURB
  • Maria José Carvalho de Souza Domingues Universidade Regional de Blumenau - FURB

Palabras clave:

Estilos de Aprendizagem, Ensino, Instrumentos.

Resumen

A necessidade de aperfeiçoar e de tomar mais eficiente o processo educacional torna o conhecimento dos estilos de aprendizagem um fator crucial para auxiliar no aprimoramento do ensino. Entender os instrumentos que são utilizados nas práticas de ensino é vital para incorporá-los de maneira eficiente em sala de aula, trabalhando seus pontos fortes e distribuindo as semelhanças e diferenças entre eles. Esse artigo teve como objetivo analisar cinco modelos utilizados em sala de aula e encontrar na comparação de suas características, aspectos similares e distintos, para que cada um seja direcionado à temática de aprendizado de cada tipo de pessoa. Em vista disso, se realizou uma revisão literária, pois ajuda a encontrar na literatura informações relevantes que respondam o problema investigado. Constatou-se que ao analisar os pressupostos de definição teórica dos modelos, houve complicações para se encontrar uma abordagem universal. Entre as dificuldades, é possível citar a escassez de apoio à investigação quanto a validade e confiabilidade.

Biografía del autor/a

  • Camila da Silva Schmitt, Universidade Regional de Blumenau - FURB
    Possui graduação pela Fundação Universidade Regional de Blumenau (2011). Atualmente é aluna do Programa de Pós Graduação em Administração da Universidade Regional de Blumenau.
  • Maria José Carvalho de Souza Domingues, Universidade Regional de Blumenau - FURB
    Possui graduação em Ciências da Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina (1986), mestrado em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina (1991) e doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2003). Atualmente é professora titular da Universidade Regional de Blumenau/FURB. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração de Empresas, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino da administração e contabilidade, formação do administrador e contabillista e gestão universitária.

Publicado

2016-07-28

Número

Sección

Artigos

Cómo citar

ESTILOS DE APRENDIZAGEM: UM ESTUDO COMPARATIVO. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, Campinas; Sorocaba, SP, v. 21, n. 2, 2016. Disponível em: https://submission.scielo.br/index.php/aval/article/view/98539. Acesso em: 19 apr. 2025.