Expansão do ensino superior: contextos, desafios, possibilidades .

Autores

  • Antônio Joaquim Severino Universidade de São Paulo

Palavras-chave:

Universidade. Conhecimento. Pesquisa. Extensão. Cidadania.

Resumo

Partindo de uma leitura do contexto histórico-social que a Universidade brasileira está atravessando no momento, o trabalho argumenta em favor de uma imprescindível articulação entre ensino, pesquisa e extensão. Defende a idéia da indissociabilidade entre essas três funções, concebendo-a como exigência intrínseca para a constituição de uma universidade que possa ser realmente útil para a sociedade brasileira, neste momento histórico novo, diferente e desafiador que está vivendo. Uma universidade que se comprometida com a produção do conhecimento através da prática da pesquisa, poderá desenvolver, com êxito, sua tarefa pedagógica de ensino e sua tarefa social de extensão, tornando-se centro energético de transformação da sociedade, contribuindo para a construção da democracia e da cidadania, mediante a consolidação de uma nova consciência social.

Biografia do Autor

  • Antônio Joaquim Severino, Universidade de São Paulo
    Bacharel e mestre em Filosofia pela Universidade Católica de Louvain, Bélgica; doutor em Filosofia pela PUC de São Paulo. Livre-docente em Filosofia da Educação pela USP.. Professor titular de Filosofia da Educação, Faculdade de Educação da USP. Áreas de especialização: Filosofia, Filosofia da Educação, Epistemologia e Metodologia Científica.

Downloads

Publicado

22-05-2009

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Expansão do ensino superior: contextos, desafios, possibilidades . Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, Campinas; Sorocaba, SP, v. 14, n. 2, 2009. Disponível em: https://submission.scielo.br/index.php/aval/article/view/10646. Acesso em: 19 abr. 2025.