METODOLOGIAS DE ENSINO COM TECNOLOGIAS DA INFOTRMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO ENSINO JURÍDICO

Autores

  • Luis Paulo Leopoldo Mercado Programa de Pós-Graduação em Educação - Universidade Federal de Alagoas

Palavras-chave:

Ensino jurídico, estratégias didáticas, aprendizagem centrada no aluno, prática pedagógica, metodologia do ensino, ensino superior, TIC

Resumo

Este estudo apresenta subsídios teórico-práticos sobre as possibilidades de utilização das TIC na prática docente no ensino jurídico. Envolveu as etapas: estudo teórico/bibliográfico na área de TIC e ensino jurídico; construção e atualização do blog da pesquisa; seleção e formação de professores de Direito para desenvolver metodologias com TIC envolvendo uma experiência sobre a utilização de diferentes estratégias didáticas com professores do ensino jurídico; desenvolvimento de material didático no blog de cada professor; análise dos dados dos blogs e grupo focal. O estudo teve como objetivo investigar metodologias para uso de estratégias didáticas no ensino jurídico, construir material didático usando estratégias didáticas no ensino jurídico e explorar as possibilidades das estratégias didáticas no ensino superior em relação à construção do conhecimento, desenvolvendo habilidades para utilização, aprendendo a avaliar, selecionar e integrá-las nas atividades curriculares.

Biografia do Autor

  • Luis Paulo Leopoldo Mercado, Programa de Pós-Graduação em Educação - Universidade Federal de Alagoas
    Doutor em Educação (PUC/SP, 1998), Mestre em Educação (UFSM, 1993), Especialista em Formação de Professores em Mídias na Educação (UFAL, 2010), Graduado em Ciências Biológicas Licenciatura Plena (UFSM, 1989). Realizou aperfeiçoamento em Formação em Tutoria Online pela Organização dos Estados Americanos (OEA/INEAM) e em Melhoria da Qualidade da Educação pela UNESCO (UNESCO/OEA). É Professor Associado III vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Alagoas. Lider do Grupo de Pesquisa Tecnologias da Informação e Comunicação na Formação de Professores Presencial e Online, certificado pelo CNPq. Tem experiência na área de Educação a Distância Online e Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, formação continuada de professores, educação a distância, Tecnologias da Informação e Comunicação. É avaliador Institucional do INEP. É avaliador ad-hoc da SEED/MEC, Sesu/MEC (Reuni), CAPES, CNPq, FINEP, FAPEAL.

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Publicado

21-12-2015

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

METODOLOGIAS DE ENSINO COM TECNOLOGIAS DA INFOTRMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO ENSINO JURÍDICO. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, Campinas; Sorocaba, SP, v. 21, n. 1, 2015. Disponível em: https://submission.scielo.br/index.php/aval/article/view/110314. Acesso em: 19 abr. 2025.