DA FORMAÇÃO AO ENSINO: UM PONTO CEGO NAS POLÍTICAS DE PÓS-GRADUAÇÃO

Autores

  • Pedro Goergen

Palavras-chave:

Educação superior. Universidade. Formação. Ciência e tecnologia. Plano Nacional de Educação. Pensamento operacional.

Resumo

No presente ensaio, o autor reflete sobre a crise da educação superior frente aos novos desafios decorrentes das transformações epistêmicas e sociais, ocorridas nas últimas décadas. O eixo condutor é a passagem do caráter formativo ao informativo da educação superior e, neste contexto, a imposição da lógica utilitarista e eficientista como paradigma de qualidade. Diante da crescente supremacia do pensamento operacional, da globalização e das políticas econômicas neoliberais, pergunta-se qual o espaço que resta para políticas de Estado e garantias de autonomia da educação superior dominada pelos imperativos do mercado.

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Edição

Seção

Dossiê

Como Citar

DA FORMAÇÃO AO ENSINO: UM PONTO CEGO NAS POLÍTICAS DE PÓS-GRADUAÇÃO. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, Campinas; Sorocaba, SP, v. 18, n. 1, 2013. Disponível em: https://submission.scielo.br/index.php/aval/article/view/113556. Acesso em: 19 abr. 2025.