AVALIAÇÃO DA FORMAÇÃO DE ENFERMEIROS: O REFLEXO DOS MÉTODOS DE ENSINO-APRENDIZAGEM E PRESSUPOSTOS CURRICULARES NA PRÁTICA PROFISSIONAL

Autores

  • Anete Maria Francisco FACULDADE DE MEDICINA DE MARÍLIA
  • Maria Cristina Guimarães da Costa FACULDADE DE MEDICINA DE MARÍLIA
  • Cássia Galli Hamamoto FACULDADE DE MEDICINA DE MARÍLIA
  • Maria de Lourdes Marmorato Botta Hafner FACULDADE DE MEDICINA DE MARÍLIA

Palavras-chave:

Avaliação. Educação em enfermagem. Avaliação institucional.

Resumo

Pesquisa de egressos de graduação em Enfermagem, com abordagem quanti-qualitativa, cujo objetivo foi possibilitar o seu acompanhamento em relação à inserção no mercado de trabalho, continuidade de sua formação, além de contribuir para a reflexão sobre as relações entre teoria e prática e entre o mundo acadêmico e o mundo do trabalho, subsidiando a avaliação da formação acadêmica. Os sujeitos foram os egressos dos anos de 2007 a 2010 de um Curso de Enfermagem. O instrumento de coleta de dados foi um questionário sobre aspectos socioeconômicos, atuação e avaliação do curso e uma narrativa com aspectos de sua formação e vivência profissional. A análise quantitativa foi a partir de frequências absolutas e porcentagens e as narrativas, a partir do método de interpretação de sentidos. Como resultado, obtiveram-se respostas de 32% dos egressos, sendo que a maioria está inserida no mercado de trabalho, com alta empregabilidade na área e em serviços públicos, distribuídos igualmente na atenção primária e terciária, tendo cursado ou estando cursando uma pós-graduação. Observou-se que os pressupostos curriculares estão presentes no cotidiano dos egressos e que os métodos ativos de ensino-aprendizagem favorecem seu desenvolvimento profissional. Apontaram-se, como fragilidades, a dificuldade de lidar com a proposta do curso em formar profissionais comprometidos com o SUS, a adaptação às metodologias de ensino empregadas, a deficiência do aprendizado de procedimentos e pouco estímulo à pesquisa. Há necessidade de planejamento de estratégias para superá-las e, assim, reafirmar o compromisso com a formação profissional e a qualidade de vida da população.

Biografia do Autor

  • Anete Maria Francisco, FACULDADE DE MEDICINA DE MARÍLIA
    Doutora em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de São Carlos, área de Genética Molecular. Docente nos cursos de graduação de Enfermagem e Medicina;Membro do Núcleo de Avaliação - Faculdade de Medicina de Marília - Famema. Instituto Regional FAIMER-Brasil.
  • Maria Cristina Guimarães da Costa, FACULDADE DE MEDICINA DE MARÍLIA
    Mestre em Enfermagem em Saúde Pública pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto USP. Enfermeira, docente no Curso de Enfermagem da Faculdade de Medicina de Marília-Famema. Membro do Núcleo de Avaliação e do Comitê de Avaliação da Prática do Estudante da Famema.
  • Cássia Galli Hamamoto, FACULDADE DE MEDICINA DE MARÍLIA
    Especialista em Enfermagem Neonatal pela ABENFO. Enfermeira, Assistente de Ensino no Curso de Enfermagem da Faculdade de Medicina de Marília - Famema. Membro do Núcleo de Avaliação da Famema.
  • Maria de Lourdes Marmorato Botta Hafner, FACULDADE DE MEDICINA DE MARÍLIA
    Docente no Curso de Medicina da Faculdade de Medicina de Marília – Famema. Coordenadora do Núcleo de Avaliação da Famema.

Downloads

Publicado

28-07-2016

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

AVALIAÇÃO DA FORMAÇÃO DE ENFERMEIROS: O REFLEXO DOS MÉTODOS DE ENSINO-APRENDIZAGEM E PRESSUPOSTOS CURRICULARES NA PRÁTICA PROFISSIONAL. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, Campinas; Sorocaba, SP, v. 21, n. 2, 2016. Disponível em: https://submission.scielo.br/index.php/aval/article/view/122243. Acesso em: 19 abr. 2025.