EVASÃO E RETENÇÃO NO CURSO DE BIBLIOTECONOMIA DA UFRGS

Autores

  • Samile Andrea de Souza Vanz Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Patrícia Mallmann Souto Pereira Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Glória Isabel Sattamini Ferreira Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Geraldo Ribas Machado Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Palavras-chave:

Evasão universitária. Retenção universitária. Curso de Biblioteconomia. UFRGS.

Resumo

Divulga resultados da pesquisa sobre evasão e retenção no curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) no período 2000/1 a 2009/2. Define aspectos do perfil do aluno deste Curso quanto a ingresso, renda familiar, motivação em relação ao curso, atividades remuneradas, utilização de benefícios da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis, motivação para a retenção, sentimento quanto à possibilidade de desistência do curso e quanto ao mercado de trabalho. Utiliza método quali-quantitativo, por meio de aplicação de questionários e entrevistas. Os resultados apontam um índice de evasão de quase 40% e de retenção de 46%; há forte relação entre a vontade do aluno de cursar Biblioteconomia e o nível de conhecimento do currículo e das possibilidades de atuação profissional; a fragilidade na escolha do curso pode ser responsável por grande parte das retenções e evasões no curso; a necessidade de trabalhar representa grande influência na retenção e na evasão no curso; 50% dos alunos têm renda familiar inferior a 3,5 salários mínimos; há considerável utilização de benefícios concedidos pela universidade por parte dos alunos do curso; 86,2% dos alunos que evadiram sentiam-se insatisfeitos ou pouco satisfeitos com o curso; 66% dos alunos que evadiram do curso de Biblioteconomia ingressaram posteriormente em outro curso superior e estão cursando ou já se graduaram; a iniciativa para desistir e, de fato, a desistência, acontece logo no início do curso, especialmente no primeiro semestre. Conclui-se que no geral o aluno de Biblioteconomia da UFRGS tem grande responsabilidade com relação à sua família ou ao seu sustento próprio; muitos alunos são atraídos ao curso por interesses pelo ensino superior, mas sem conhecer mais profundamente a área de Biblioteconomia; os três primeiros semestres são decisivos no que tange a um trabalho específico para reduzir as retenções e acelerar as evasões, caso sejam inevitáveis.

Biografia do Autor

  • Samile Andrea de Souza Vanz, Universidade Federal do Rio Grande do Sul
    Professora adjunta do Departamento de Ciências da Informação e do Programa de Pós-graduação em Comunicação e Informação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Doutora em Comunicação e Informação pelo PPGCOM/UFRGS.
  • Patrícia Mallmann Souto Pereira, Universidade Federal do Rio Grande do Sul
    Graduada em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2004) e mestre em Ciência da Informação pela Universidade Federal Fluminense/Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (2009). Doutoranda em Comunicação e Informação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
  • Glória Isabel Sattamini Ferreira, Universidade Federal do Rio Grande do Sul
    Graduada em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1968) e mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1999). Professora assistente do Departamento de Ciências da Informação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
  • Geraldo Ribas Machado, Universidade Federal do Rio Grande do Sul
    Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2010), Mestre em Engenharia da Produção pela UFRGS (2003). Professor adjunto do Departamento de Ciências da Informação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Downloads

Publicado

28-07-2016

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

EVASÃO E RETENÇÃO NO CURSO DE BIBLIOTECONOMIA DA UFRGS. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, Campinas; Sorocaba, SP, v. 21, n. 2, 2016. Disponível em: https://submission.scielo.br/index.php/aval/article/view/127196. Acesso em: 19 abr. 2025.