AVALIAÇÃO DE UM CURSO DE ENSINO SUPERIOR ATRAVÉS DA SATISFAÇÃO/INSATISFAÇÃO DISCENTE

Autores

  • Saulo Aparecido Souza Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • José Nilson Reinert Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Palavras-chave:

Satisfação discente. Avaliação de cursos superiores. Avaliação discente.

Resumo

O propósito deste estudo foi analisar a avaliação de um curso de graduação através da identificação dos fatores que geram satisfação e insatisfação por parte de seus estudantes e também comparar os resultados entre as modalidades de ensino presencial e a distância. O questionário empregado deixou o estudante livre para indicar espontaneamente aquilo que o satisfaz ou insatisfaz. Em seguida, os resultados foram analisados por meio da técnica análise de conteúdo. Os resultados indicam que, na avaliação dos estudantes, os principais fatores determinantes da satisfação e da insatisfação com o curso estão relacionados com a estrutura curricular, o corpo docente e o ambiente social. Foram encontradas diferenças significativas na comparação entre as modalidades de ensino pesquisadas. A estrutura física e algumas características do curso foram consideradas pouco importantes para a avaliação dos cursos pelos estudantes.

Biografia do Autor

  • Saulo Aparecido Souza, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
    Possui graduação em Administração pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Atualmente é mestrando em Administração pela mesma Instituição. Atua principalmente no tema Pesquisa no Ensino da Administração.
  • José Nilson Reinert, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
    Possui doutorado em Administração de Empresas pela EAESP/FGV e Pós-doutorado na New School for Social Research, USA. É professor da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul e atua principalmente nos temas: Administração Geral, Gestão Universitária e Pesquisa no Ensino da Administração.

Downloads

Publicado

25-02-2010

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

AVALIAÇÃO DE UM CURSO DE ENSINO SUPERIOR ATRAVÉS DA SATISFAÇÃO/INSATISFAÇÃO DISCENTE. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, Campinas; Sorocaba, SP, v. 15, n. 1, 2010. Disponível em: https://submission.scielo.br/index.php/aval/article/view/13727. Acesso em: 19 abr. 2025.