AVALIAÇÃO DE UM CURSO DE ENSINO SUPERIOR ATRAVÉS DA SATISFAÇÃO/INSATISFAÇÃO DISCENTE
Palavras-chave:
Satisfação discente. Avaliação de cursos superiores. Avaliação discente.Resumo
O propósito deste estudo foi analisar a avaliação de um curso de graduação através da identificação dos fatores que geram satisfação e insatisfação por parte de seus estudantes e também comparar os resultados entre as modalidades de ensino presencial e a distância. O questionário empregado deixou o estudante livre para indicar espontaneamente aquilo que o satisfaz ou insatisfaz. Em seguida, os resultados foram analisados por meio da técnica análise de conteúdo. Os resultados indicam que, na avaliação dos estudantes, os principais fatores determinantes da satisfação e da insatisfação com o curso estão relacionados com a estrutura curricular, o corpo docente e o ambiente social. Foram encontradas diferenças significativas na comparação entre as modalidades de ensino pesquisadas. A estrutura física e algumas características do curso foram consideradas pouco importantes para a avaliação dos cursos pelos estudantes.Publicado
25-02-2010
Edição
Seção
Artigos
Licença
A remessa de originais implica a autorização para publicação e disponibilização on-line sem o pagamento de direitos atorais.
A reprodução de artigos publicados na Avaliação só é permitida com indicação da fonte. Utilização de material publicado para fins comerciais é proibida.
Como Citar
AVALIAÇÃO DE UM CURSO DE ENSINO SUPERIOR ATRAVÉS DA SATISFAÇÃO/INSATISFAÇÃO DISCENTE. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, Campinas; Sorocaba, SP, v. 15, n. 1, 2010. Disponível em: https://submission.scielo.br/index.php/aval/article/view/13727. Acesso em: 19 abr. 2025.