ONLINE PEER ASSESSMENT NO ENSINO SUPERIOR: Uma revisão sistemática da literatura em práticas educacionais

Autores

Palavras-chave:

Avaliação no ensino superior. Peer assessment online. Avaliação digital

Resumo

Neste artigo procedemos a uma revisão sistemática da literatura sobre Online Peer Assessment (OPA) no Ensino Superior, mediadas por Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TIC). Identificamos suas características, centrais e opcionais e mapeamos exemplos práticos (procedimentos e TIC) de OPA que poderão ser transversais, adaptáveis e aplicáveis em diversas unidades curriculares e regimes educacionais. Os resultados apontam para a utilização da OPA como uma estratégia que potencia a “avaliação para a aprendizagem”. Os referenciais teóricos subjacentes, os métodos de avaliação e os tipos de TIC utilizadas indicam seu direcionamento para um maior envolvimento e responsabilidade do aluno na sua aprendizagem. Evidenciamos na literatura que se busca desenvolver essas competências, dando ao aluno oportunidades com alguma regularidade para autoavaliar-se e avaliar seus pares por meio de feedback construtivo. Há também evidências de que dar ou produzir feedback é mais benéfico para a aprendizagem do que apenas recebê-lo, como também é cognitivamente mais exigente e envolve os alunos de forma mais ativa e os direciona ao pensamento crítico e a processos metacognitivos. A partir dos resultados alcançados, consideramos que a OPA, enquanto ferramenta cognitiva, contribui para a construção do conhecimento e para a reflexão sobre a aprendizagem. Um desafio que se coloca diz respeito ao desenvolvimento criativo com foco na diversificação e na inovação das práticas de avaliação no sentido de potenciar aprendizagens e resultados acadêmicos, em atenção às necessidades de aprendizagem que se manifestam frente às expectativas da educação atual e futura e às exigências da sociedade.

Biografia do Autor

  • Selma Santos Rosa, Universidade do Minho
    Pós-graduação em Educação Tecnologia Educativa Avaliação e Curriculo
  • Clara Pereira Coutinho, Universidade do Minho
    Pós-graduação em Educação Tecnologia Educativa
  • Maria Assunção Flores, Universidade do Minho
    Pós-graduação em Educação Avaliação e Curriculo

Downloads

Publicado

02-09-2016

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

ONLINE PEER ASSESSMENT NO ENSINO SUPERIOR: Uma revisão sistemática da literatura em práticas educacionais. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, Campinas; Sorocaba, SP, v. 22, n. 1, p. 55–83, 2016. Disponível em: https://submission.scielo.br/index.php/aval/article/view/149945. Acesso em: 19 abr. 2025.