IMPLICAÇÕES DA AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL NA GESTÃO UNIVERSITÁRIA: A EXPERIÊNCIA DA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO SALVADOR (UCSAL)

Autores

  • Maurício da Silva Ferreira Universidade Católica do Salvador (UCSAL).
  • Antônio Alberto da Silva Monteiro de Freitas Universidade Católica do Salvador (UCSAL).

Palavras-chave:

Avaliação da Educação Superior. Autoavaliação Institucional. Gestão Educacional.

Resumo

A literatura nacional e internacional referente à avaliação das Instituições da Educação Superior (IES) focaliza duas modalidades avaliativas presentes nos sistemas educacionais de diversos países. A primeira modalidade, de caráter externo, dá ênfase à homogeneização e padronização de critérios avaliativos e é centrada na regulação, enquanto que a segunda modalidade, de caráter interno e de matriz educativa e formativa, dá ênfase à diferenciação institucional com suas características e peculiaridades próprias e está centrada na melhoria institucional através de processos de autoavaliação. O objetivo principal deste artigo é enfatizar a segunda modalidade, a partir da pesquisa realizada na Universidade Católica do Salvador, no ano de 2014, como parte integrante do processo de autoavaliação institucional e analisar em que medida, uma experiência dessa natureza pode, simultaneamente e de forma complementar, ser referencial básico para a regulação e, principalmente, ser um instrumento interno de reestruturação e reorganização institucional. A metodologia adotada foi o estudo de caso, a coexistência de uma abordagem quali-quantitativa e técnica de recolha de dados empíricos decorrente da aplicação de questionários e entrevistas semiestruturadas à comunidade acadêmica. Os principais resultados da pesquisa e o consequente uso desses resultados revelam que a autoavaliação institucional pode se constituir numa forte ferramenta de gestão educacional, através do planejamento participativo, alterando de forma significativa os rumos da instituição e contribuindo de forma decisiva para a melhoria da Universidade e de seus cursos.

Biografia do Autor

  • Maurício da Silva Ferreira, Universidade Católica do Salvador (UCSAL).
    Atualmente é Reitor da Universidade Católica do Salvador. É mestre em Teologia Moral pela Pontificia Universidade Gregoriana e Doutor em Teologia pela mesma Universidade. Sua área de pesquisa têm ênfase em Ética teológica, Laicato e Relação Igreja-Estado.
  • Antônio Alberto da Silva Monteiro de Freitas, Universidade Católica do Salvador (UCSAL).
    Atualmente é professor e coordenador do Curso de Pedagogia da Universidade Católica do Salvador e coordenador da área de Avaliação Institucional. Mestre em Educação pela Universidade Federal da Bahia (2003) e Doutor em Educação pela Universidade Federal da Bahia (2011). Tem experiência na Educação Básica e Educação Superior, atuando principalmente nos seguintes temas: Planejamento e Gestão Educacional e Avaliação Institucional e da Aprendizagem.

Downloads

Publicado

02-09-2016

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

IMPLICAÇÕES DA AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL NA GESTÃO UNIVERSITÁRIA: A EXPERIÊNCIA DA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO SALVADOR (UCSAL). Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, Campinas; Sorocaba, SP, v. 22, n. 1, p. 201–121, 2016. Disponível em: https://submission.scielo.br/index.php/aval/article/view/153547. Acesso em: 19 abr. 2025.