IMPLICAÇÕES DA AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL NA GESTÃO UNIVERSITÁRIA: A EXPERIÊNCIA DA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO SALVADOR (UCSAL)
Palavras-chave:
Avaliação da Educação Superior. Autoavaliação Institucional. Gestão Educacional.Resumo
A literatura nacional e internacional referente à avaliação das Instituições da Educação Superior (IES) focaliza duas modalidades avaliativas presentes nos sistemas educacionais de diversos países. A primeira modalidade, de caráter externo, dá ênfase à homogeneização e padronização de critérios avaliativos e é centrada na regulação, enquanto que a segunda modalidade, de caráter interno e de matriz educativa e formativa, dá ênfase à diferenciação institucional com suas características e peculiaridades próprias e está centrada na melhoria institucional através de processos de autoavaliação. O objetivo principal deste artigo é enfatizar a segunda modalidade, a partir da pesquisa realizada na Universidade Católica do Salvador, no ano de 2014, como parte integrante do processo de autoavaliação institucional e analisar em que medida, uma experiência dessa natureza pode, simultaneamente e de forma complementar, ser referencial básico para a regulação e, principalmente, ser um instrumento interno de reestruturação e reorganização institucional. A metodologia adotada foi o estudo de caso, a coexistência de uma abordagem quali-quantitativa e técnica de recolha de dados empíricos decorrente da aplicação de questionários e entrevistas semiestruturadas à comunidade acadêmica. Os principais resultados da pesquisa e o consequente uso desses resultados revelam que a autoavaliação institucional pode se constituir numa forte ferramenta de gestão educacional, através do planejamento participativo, alterando de forma significativa os rumos da instituição e contribuindo de forma decisiva para a melhoria da Universidade e de seus cursos.Downloads
Publicado
02-09-2016
Edição
Seção
Artigos
Licença
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Como Citar
IMPLICAÇÕES DA AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL NA GESTÃO UNIVERSITÁRIA: A EXPERIÊNCIA DA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO SALVADOR (UCSAL). Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, Campinas; Sorocaba, SP, v. 22, n. 1, p. 201–121, 2016. Disponível em: https://submission.scielo.br/index.php/aval/article/view/153547. Acesso em: 19 abr. 2025.