INTERNACIONALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: A DIMENSÃO INTERCULTURAL E O SUPORTE INSTITUCIONAL NA AVALIAÇÃO DA MOBILIDADE ACADÊMICA

Autores

  • Maria-Beatriz Moreira Luce UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul)
  • Caterine Vila Fagundes UFRGS
  • Olga González Mediel Universidade de Barcelona

Palavras-chave:

Internacionalização. Mobilidade Acadêmica. Intercultural.

Resumo

Aos países em desenvolvimento, a internacionalização, também educativa, é um processo desafiador para uma soberana inserção no mundo globalizado. Sendo a mobilidade acadêmica um dos meios de internacionalização, torna-se imperativo definir os objetivos nacionais e institucionais que se deseja alcançar com a mobilidade para que se possa definir objetivamente os critérios de qualidade deste processo. Neste artigo, abordamos este processo valorando na mobilidade acadêmica a dimensão intercultural, como um de seus pilares qualitativos. Além de situar em breves traços a mobilidade acadêmica no Brasil e em uma de suas universidades que se destaca em políticas de internacionalização, apresentamos um estudo exploratório realizado através de análise documental e de um questionário que teve como objetivo conhecer o grau de satisfação dos alunos que estão em mobilidade bem como as ações desta universidade para promover a qualidade da formação acadêmica. A conclusão a que chegamos é que são frágeis e incipientes as ações institucionais que promovem a qualidade da mobilidade incoming dos estudantes em sala de aula como nas atividades estudantis e de extensão.

Biografia do Autor

  • Maria-Beatriz Moreira Luce, UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul)
    Professora Titular de Política e Administração da Educação
  • Caterine Vila Fagundes, UFRGS
    Doutora em Educação pela Universidade de Barcelona (Espanha). Bolsista UFRGS-CAPES/PNPD.
  • Olga González Mediel, Universidade de Barcelona
    Doutora em Educação. Professora Titular de Educação Intercultural.

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Publicado

28-07-2016

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

INTERNACIONALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: A DIMENSÃO INTERCULTURAL E O SUPORTE INSTITUCIONAL NA AVALIAÇÃO DA MOBILIDADE ACADÊMICA. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, Campinas; Sorocaba, SP, v. 21, n. 2, 2016. Disponível em: https://submission.scielo.br/index.php/aval/article/view/156678. Acesso em: 19 abr. 2025.